Budweiser repagina anúncios sexistas dos anos 1950 para se adequar a 2019
Se o mundo da publicidade é notavelmente conhecido pelo machismo e sexismo, o que dizer então das propagandas de cerveja,
com o costume histórico de transformar as mulheres em meros objetos
sexuais, submissas ao homens? Para desconstruir este tipo de discurso,
que já não deveria mais fazer parte do mundo de 2019, a Budweiser
decidiu corrigir os anúncios sexistas da década de 1950.
A ação é resultado da parceria da marca de cerveja com a #SeeHer, uma campanha que exige retratos iguais, precisos e positivos das mulheres na publicidade.
Lançada no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, os novos
anúncios mostram mulheres fortes, decididas e, definitivamente, nada
submissas.
Anúncios reais dos anos 1956, 1958 e 1962 foram recriados pelas ilustradoras Heather Landis, Nicole Evans e Dena Cooper, representando independência, igualdade
e realização. No anúncio de 1958, por exemplo, o que vemos é a mulher
servindo cerveja ao marido, que está com ferramentas em suas mãos,
claramente enfatizando o modelo de homem machão e mulher submissa.
Porém, em 2019, os dois tomam cerveja juntos no chão, enquanto comem uma
pizza.
Pode
parecer simples, mas imagens como estas mudam completamente o papel da
mulher na sociedade. Não basta mudar o discurso apenas em casa ou na
rua, o mercado também precisa compreender que o mundo está em
transformação e que as mulheres não aceitam mais estar na posição de
seres fracos, submissos e sem vontades. As ilustrações serão
apresentadas em jornais, como New York Times, Chicago Tribune e The LA Times.
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