Arco-íris animal: lesma colorida extremamente rara é vista no Reino Unido

 

Foto: Instagram @thehidephotography / Reprodução

Uma designer gráfica que fazia trabalho voluntário em busca de aranhas do mar acabou encontrando uma lesma rara na costa sul da Cornualha, no Reino Unido. Vicky Barlow estava vasculhando as piscinas de Falmouth quando foi supreendida pela lesma arco-íris, geralmente encontrada em águas mais quentes.

De acordo com especialistas, houve apenas três avistamentos anteriores da criatura no Reino Unido e este foi o primeiro em uma piscina entre rochas. Acredita-se que o primeiro avistamento tenha ocorrido em 2022, nas Ilhas Scilly.

“Houve um punhado de avistamentos de mergulhadores e praticantes de snorkel desde então, mas, podemos dizer que esta é a primeira vez que esta espécie foi encontrada no raso, no Reino Unido”, disse o biólogo marinho Ben Holt, do projeto Rock Pool.

O que é a lesma arco-íris?

A lesma do mar arco-íris, ou Babakina anadoni, é um membro da família dos nudibrânquios eólicos, caracterizada por suas cores brilhantes e formas incomuns, disse ele.

A espécie geralmente é encontrada em águas quentes do mar na costa oeste da Espanha, Portugal e França. Avistar a lesma-do-mar faz parte de um padrão de “mudanças maciças” na vida marinha observadas nos últimos cinco anos, disse Holt ao portal britânico BBC.

“É uma descoberta incrível e espero ver mais deles”, disse ele. “Também é bastante notável porque as piscinas naturais são um ambiente bastante hostil com a maré subindo e descendo.”

A designer Vicky Barlow disse que estava tentando encontrar um caranguejo-aranha em 6 de maio, quando encontrou a lesma do mar entre as praias de Castle e Gyllyngvase. Ela compartilhou o relato e as fotos nas redes sociais.

“Essas criaturas lindas e incomuns chamaram minha atenção, e esta é uma descoberta bastante especial! Este é a lesma arco-íris, registrada no Reino Unido pela primeira vez no ano passado”, escreveu no Instagram.

“Eu sabia exatamente o que era assim que levantei a pedra e definitivamente soltei um gritinho de emoção! Me senti extremamente privilegiado por passar algum tempo observando e fotografando esse carinha na companhia de meus bons amigos @therockpoolproject @rockpoolsafaris”, concluiu a mulher.

Fonte: via

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá