Arqueólogos acabaram de revelar uma múmia intacta de 2.500 anos

 múmia intacta sendo revelada

Arqueólogos no Egito confirmaram ter encontrado 59 sarcófagos de madeira extremamente preservados e lacrados nas últimas semanas, sepultados há mais de 2.500 anos.

Um dos sarcófagos ricamente ornamentado foi aberto revelando uma múmia encoberta em uma mortalha possivelmente tão colorida como quando foi pintada e repleta de hieróglifos.

A importante descoberta foi realizada ao sul do Cairo, na enorme necrópole da antiga Memphis, capital ancestral do Egito e Patrimônio Mundial da UNESCO.

A face da múmia intacta revelada
A face da múmia. Crédito: Khaled Desouki / AFP

“Estamos muito felizes com esta descoberta”, afirmou Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades.

Desde que a descoberta dos primeiros 13 caixões foi anunciada semanas atrás outros sarcófagos foram descobertos em poços que chegavam a 12 metros de profundidade.

Poços onde os sarcófagos intactos estavam escondidos
Crédito: Ziad Ahmed / Nurphoto / Nurphoto via AFP

Uma quantidade indefinida de sarcófagos ainda pode estar escondida no local, de acordo com o ministro do Turismo e Antiguidades, Khaled al-Anani, no local da necrópole que fica próximo à pirâmide de Djoser, que possui 4.700 anos. “Portanto, hoje não é o fim da descoberta, considero o início da grande descoberta”, afirmou.

Os caixões, que foram lacrados há mais de 2.500 anos, são do período tardio do Egito, a cerca do século 6 e 7 AEC (antes da era comum), disse o ministro.

Escavações em Saqqara nos últimos anos descobriram tesouros na forma de artefatos, tanto quanto cobras, pássaros, escaravelhos e outros animais mumificados.

Alguns dos sarcófagos descobertos na necrópole
Crédito: Ziad Ahmed / Nurphoto / Nurphoto via AFP

O INÍCIO DA GRANDE DESCOBERTA

A descoberta dos sarcófagos é o primeiro grande anúncio desde a explosão de COVID-19 pelo Egito, que causou o fechamento de museus e sítios arqueológicos durante aproximadamente três meses a desde o final de março.

Dezenas de estátuas também foram encontradas na área, incluindo uma estatueta de bronze que representa Nefertem, o antigo deus da flor de lótus.

Estudos preliminares indicaram que os sarcófagos provavelmente pertenciam a sacerdotes, estadistas e figuras proeminentes da antiga sociedade egípcia da 26ª dinastia, de acordo com Anani.

A múmia completamente revelada
Ziad Ahmed / Nurphoto / Nurphoto via AFP

Todos os sarcófagos serão levados para o Grande Museu Egípcio, que ainda não foi inaugurado, no planalto de Gizé.

Eles seriam colocados em frente a um salão que hospedava 32 outros sarcófagos lacrados para sacerdotes da 22ª dinastia, encontrados no ano passado na cidade de Luxor, no sul do país.

A inauguração do Grande Museu Egípcio, que foi adiada várias vezes, está prevista para 2021. O museu incluirá milhares de artefatos, abrangendo várias épocas da história do Egito, desde o período pré-dinástico ao greco-romano.

O Egito espera um grande fluxo de descobertas arqueológicas nos últimos anos e o Grande Museu Egípcio impulsionará seu setor de turismo importantíssimo para o país, que sofre muita instabilidade desde a Primavera Árabe de 2011.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá