Ambiente tóxico no trabalho é contagioso feito vírus, aponta estudo
Um
estudo da Universidade de Harvard comprovou cientificamente aquilo que
todos que trabalham em grupo, em um escritório ou empresa, já sabem: o
estado de espírito é uma força contagiante entre pessoas, e o humor dos
colegas de trabalho ou do chefe, por exemplo, é capaz de condicionar não
só o seu humor como o desempenho e a produtividade de uma empresa.
O
resumo é simples e direto: um ambiente tóxico de trabalho contagia a
todos e piora consideravelmente a qualidade e a quantidade da produção
daquele local. O estresse é, portanto, contagioso, o que justifica a
conclusão de que a principal razão para demissões no mundo não é o
salário, mas sim o clima, a falta de relações interpessoais, o estresse.
O custo de tal conclusão não se dá sobre a saúde somente do
trabalhador: levantamentos estimam que tal problema custe anualmente
cerca de 90 bilhões de reais à União Europeia.
A
pesquisa descobriu que 26% dos participantes tinham seus níveis de
cortisol, o hormônio do estresse, elevados somente de olhar para alguém
em estado de tensão. E tal contaminação se dá de forma ainda indireta:
pelo cheiro. O suor de alguém em estado de estresse expele hormônios que
são capturados por outras pessoas pelo ar – feito fosse de fato uma
doença contagiosa.
© fotos: divulgação
Comentários
Postar um comentário