Criaram uma ‘cerveja para mulheres’ e a internet não perdoou
Um dos aspectos mais sintomáticos de
todo sexismo perpetrado pela mídia, a publicidade e os produtos é o fato
dele ser baseado em absolutas inverdades. Certas criações de produtos
“para mulheres” são tão sexistas que quase se tornam cômicas – não
fossem, em verdade, sintomas de práticas terríveis. É o caso da cerveja Aurosa,
criada por uma empresa tcheca, como a primeira cerveja desenvolvida
“para ela”. A campanha é tão inacreditável que a internet não perdoou.
Pois
nenhuma premissa baseada em gênero, no que diz respeito ao consumo de
cerveja, é verdadeira – tanto a da necessidade de uma cerveja
especialmente feminina, quanto o clichê a respeito da relação masculina
com a bebida. Mais ainda, o que a cerveja que você bebe teria a ver com
sua identidade de gênero?
“Da Aurosa, com amor”
A
verdade é que a Aurosa é, como muitos produtos baseados nesse tipo de
campanha, simplesmente uma cerveja em uma embalagem que também reforça
estereótipos – rosa clara, emulando uma suposta estética chique e
elegante – desenvolvida para ser vendida mais cara. O mesmo produto
atrás de outro rótulo, como que resolvendo um problema que simplesmente
jamais existiu.
“Não acredito que estava bebendo a cerveja errada todo esse tempo!”,
disse uma usuária do Twitter. Outros simplesmente se declararam
ofendidos, enquanto lojas de cerveja aproveitaram a celeuma para
deixarem claro que todas as suas marcas são para todos os gêneros.
A fabricante, Smirov, comentou às reações, dizendo que “Aurosa
nunca teve a intenção de fazer parte do sexismo, feminismo, ou nada
disso. Não era pra ditar o que as mulheres devem ou não devem beber.
Estamos simplesmente oferecendo cerveja em uma garrafa elegante e
bonita, para as mulheres que quiserem e que se encaixe em seu estilo de
vida”.
O
problema é se o estilo de vida a que se referem é o de mulheres pagando
mais caro por uma embalagem que traz o mesmo produto de sempre dentro –
pagando mais caro por um empoeirado conceito.
© fotos: divulgação
Comentários
Postar um comentário