Nave espacial da NASA prepara sua missão mais arrojada: mergulhar entre os anéis de Saturno
Esta semana está sendo histórica para a Nasa. Após 19 anos no espaço, a sonda Cassini está quase encerrando sua missão. Depois de 22 sobrevoos através dos anéis de Saturno, que devem ser completados em setembro, a sonda deve enfim entrar na atmosfera do planeta que explora desde 2004.
De acordo com um comunicado enviado à imprensa, após os sobrevoos, a sonda irá se aproximar cada vez mais do planeta, até colidir-se com ele. Cassini usou a orla gravitacional de Titã, uma lua semelhante à Terra, para se lançar na órbita até então desconhecida.
O objetivo da missão é coletar dados como a quantidade de gelo e a composição química ao redor dos anéis, além de colher outras informações importantes para descobrir de quais materiais os anéis são feitos.
Segundo Athena Coustenis, do Observatório de Paris em Meudon, na França, após o término da missão, a agência espacial terá inúmeras informações novas e dados nunca antes descobertos. “Esperamos
conseguir dados sobre composição, estrutura e dinâmica da atmosfera,
além de informações fantásticas sobre os anéis”, disse.
A sonda, que está ficando sem combustível e faz sua última exploração na superfície de Saturno, tem quase 7 metros de comprimento e foi lançada em 15 de outubro de 1997. O projeto foi uma parceria entre 17 países, e teve um custo aproximado de 3 bilhões de dólares.
Todas as imagens © NASA
Comentários
Postar um comentário