Mursi Tribo
O Mursi (ou Mun como eles referem-se a próprios) são um grupo étnico nilótico pastoris do Império Etíope. Eles residem principalmente na zona Debub Omo das Nações Sul, nacionalidades, e região do povo,perto da fronteira com o Sudão do Sul. De acordo como censo nacional de 2007, há 7.500 Mursi, 448 dos quais vivem em áreas urbanas; do número total,92.25% vivem na região (RNNPS do povo),nacionalidades e as Nações do Sul.
A casa do Mursi rodeado por montanhas entre o rio Omo e seu afluente, o Mago, é uma das regiões mais isoladas do país. Seus vizinhos incluem o Ramiro, o Banna, o Bodi, o Karo, o Kwegu, o Nyangatom e a Suri.Eles estão agrupados em conjunto com o me ‘ en eSuri pelo governo etíope, sob o nome Surma.
Linguagem
O Mursi a linguagem Mursi como língua materna.é classificado como Surmic, que é um ramo da família linguística Nilo-Saariana. Mursi está intimamente relacionados (mais de 80% cognatos) para Me’en eSuri, bem como Kwegu. De acordo com o censo nacional de 1994, havia 3.163 pessoas que foram identificadas como Mursi no RNNPS; 3.158 falou Mursi como sua primeira língua, enquanto falou isso como sua segunda língua. de acordo com o volume analítico do censo nacional de 1994, onde Mursi foi agrupada sob Me’en, 89,7% eram monolingues e segunda línguas faladas eram banco (4,2%), amárico, a língua oficial da Etiópia (3,5%) e Kafa (1,1%).
Existem duas ortografias para o idioma de Mursi. Um é o amárico-baseado, embora a linguagem Mursi é uma língua Surmic com estruturas incompatíveis vogais e consoantes átonas e tônicas em comparação com o amárico. o segundo é o alfabeto Latin-baseado mais adequado. A ortografia de base Latina foi desenvolvidapor David Turton e Moges Yigezu da Universidade de Adis Abeba.
Religião e cultura
Como muitos agro-pecuaristas na África Oriental, o Mursi experimentar uma força maior que eles mesmos,que eles chamam de Tumwi. Isto é geralmente localizado no céu, embora às vezes Tumwi manifesta–se como uma coisa do céu (ahi uma tumwin), como uma rco-íris ou um pássaro. O escritório principal dereligioso e ritual na sociedade é a de Kômoru, ousacerdote. Este é um escritório herdado, ao contrário opapel político mais informal da Jalaba. O sacerdoteencarna em sua pessoa o bem-estar do grupo comoum todo e atua como um meio de comunicação entrea Comunidade e a Deus (Tumwi), especialmentequando ela é ameaçada por tais eventos como secas,pragas de lavoura e doença. Seu papel é caracterizadapelo desempenho dos rituais públicos trazer chuva,para proteger os homens, o gado e as colheitas dedoença, para repelir ataques ameaçados de outrastribos, para salvaguardar a fertilidade do solo, doshomens e do gado. Idealmente, a fim de preservar estaligação entre o povo e Deus, o sacerdote não devedeixar Mursiland ou até mesmo seu grupo local(bhuran). Um clã, em particular, Komortê, é considerado para ser, por excelência, o clã sacerdotal,mas há famílias sacerdotais em dois outros clãs, ou seja, Garikuli e Bumai.
A religião do povo Mursi é classificada como animismo,embora haja uma porção na estação de missão no canto nordeste da Mursiland, que fornece educação,cuidados médicos básicos e instrução no cristianismo.
Ciclos de vida
O Mursi passam por vários ritos de passagem,processos disciplinares ou educacionais. Placas de lábiosão um aspecto bem conhecido das Mursi e Surma,que são provavelmente os últimos grupos na África,entre os quais ainda é a norma para as mulheres a usargrande olaria ou discos de madeira ou ‘placas’, em seuslábios inferiores. Os lábios das meninas são furadoscom a idade de 15 ou 16. Ocasionalmente, placas lábio são usadas para uma dança por mulheres solteiras, ecada vez mais eles são usados para atrair turistas a fim de ganhar algum dinheiro extra.[13][14] semelhante corpo ornamentos são usados por ambos os sexos do povo Suyá, uma tribo brasileira e por homens entre os Kayapó.
Cerimonial de duelo (thagine), uma forma de violência masculina ritualizada, é uma atividade altamente valorizada e popular dos homens Mursi, especialmente homens solteiros e um marcador chave de identidade Mursi. Moda idade é um importante recurso político,onde os homens são formados em chamado “idade define” e passa por uma série de “notas de idade”, no decorrer de suas vidas; mulheres casadas têm o mesmo status de grau de idade como seus maridos.
Parque Nacional de Omo
A Fundação Africana de parques e funcionários doparque de governo são acusados de coagir Mursi emdesistir de suas terras dentro dos limites do ParqueNacional do Omo, sem compensação. Os documentosestão sendo usados para legalizar.