Jovens vencem ação judicial que obriga Colômbia a cuidar da Amazônia



A sensação de que as autoridades não estão fazendo o suficiente para combater as causas das mudanças climáticas que ameaçam o futuro é algo comum no mundo. Por isso, um grupo de jovens colombianos decidiu mover uma ação judicial contra o governo de seu país, e venceu a disputa.
A Suprema Corte da Colômbia decidiu que o Estado não tem cumprido com seu papel de combater o desmatamento na Amazônia, um problema ambiental que se arrasta há décadas e está ligado ao aquecimento global. Entre 2015 e 2016, os índices subiram 44%.


Por isso, um coletivo de jovens, com idades entre 7 e 26 anos, ingressou com a ação judicial pedindo que o governo se comprometesse a fazer mais. Segundo eles, a ineficiência do governo ameaça seu futuro e viola o direito constitucional a um meio ambiente saudável, à vida e ao acesso à comida e à agua.

A Suprema Corte concordou com os argumentos e determinou que as autoridades, de níveis regionais e federais, têm quatro meses para apresentar um plano de combate ao desmatamento. Além disso, a decisão define a Amazônia como uma “entidade sujeita a direitos”. Assim, o Estado tem o dever de proteger, conservar, manter e restaurar a floresta.


De acordo com a Suprema Corte colombiana, a floresta tem sido desmatada legal ou ilegalmente para abrir espaço para a agricultura e a pecuária, além de plantações de coca, mineração ilegal e exploração madeireira.

O grupo que moveu o processo espera que os governantes de fato se mexam para elaborar um plano de ações que saia do papel, e também que a decisão inspire pessoas de outros países a lutar pelo direito de viver num futuro em que o compromisso com o meio ambiente não seja mero discurso.
Foto do grupo via Dejusticia
 
Foto da floresta via Pexels (Creative Commons CC0)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá