Dia Internacional da Mulher, o 8 de março parecia estar destinado a homenagear o gênero feminino. Na data, nasceram diversas mulhe...

💜
2019

O que Hebe Camargo, Maria Bonita e a primeira piloto do mundo têm em comum?

/
0 Comments



Dia Internacional da Mulher, o 8 de março parecia estar destinado a homenagear o gênero feminino. Na data, nasceram diversas mulheres influentes e ocorreram feitos históricos que marcariam o mundo para sempre.

Separamos alguns dos principais deles aqui em uma listinha que vai fazer você dar ainda mais valor a este dia.

1293

Beatriz de Castela nasceu nesta data e, em 1325, viria a se tornar Rainha de Portugal.

Imagem via

1702

De acordo com o New York Times, a poderosa Ana Stuart aproveitou a data para se tornar “apenas” Rainha da Inglaterra, Escócia e Irlanda.
Reprodução de retrato feito por Willem Wissing (via)

1884

As mulheres estavam longe de conquistar o direito ao voto nos Estados Unidos quando a maravilhosa Susan B. Anthony solicitou que fosse feita uma emenda à constituição do país para que elas pudessem votar.

1892

A poetisa uruguaia Juana de Ibarbourou nasceu neste dia. Empoderada, ela foi eleita membro da Academia de Letras do Uruguai em 1947. Anos depois, chegaria a conquistar um Prêmio Nacional de Literatura.
Foto via

1910

A francesa Elisa Léontine Deroche (também conhecida como Raymonde de Laroche) arrasou nessa data e se tornou a primeira mulher a receber uma licença de piloto. Para celebrar, já levou direto outro título para casa na mesma data: o de primeira mulher a fazer um voo solo.

1911

Nessa data aconteceram os primeiros protestos a favor do voto feminino. No mesmo dia, nascia no município de Paulo Afonso, na Bahia, Maria Bonita, a mais famosa cangaceira do Brasil.

1917

As mulheres tomaram as ruas de São Petersburgo em protestos que marcavam o Dia Internacional da Mulher. O movimento ficou conhecido como Revolução de Fevereiro, pois se deu em fevereiro do calendário juliano, seguido pelo país na época.

1929

A apresentadora de televisão Hebe Camargo não poderia ter escolhido um dia melhor e estreou na vida justo neste dia.

1971

A atriz e cantora brasileira Letícia Sabatella já nasceu empoderada, em pleno 8 de março.

2000

Neste ano, os Correios do Brasil lançaram um selo em homenagem às brasileiras pioneiras da avião. A ação celebrava as conquistas das aviadoras Anésia Pinheiro Machado, Teresa De Marzo e Ada Rogato.

2015

A cantora e apresentadora Inezita Barroso se despedia da vida nesta data.
O dia 8 de março só entrou oficialmente para o calendário como Dia Internacional da Mulher em 1975, mas antes disso várias datas já foram usadas para celebrar os direitos femininos, como mostra este artigo da ONU.


Nenhum comentário: