O que Hebe Camargo, Maria Bonita e a primeira piloto do mundo têm em comum?




Dia Internacional da Mulher, o 8 de março parecia estar destinado a homenagear o gênero feminino. Na data, nasceram diversas mulheres influentes e ocorreram feitos históricos que marcariam o mundo para sempre.

Separamos alguns dos principais deles aqui em uma listinha que vai fazer você dar ainda mais valor a este dia.

1293

Beatriz de Castela nasceu nesta data e, em 1325, viria a se tornar Rainha de Portugal.

Imagem via

1702

De acordo com o New York Times, a poderosa Ana Stuart aproveitou a data para se tornar “apenas” Rainha da Inglaterra, Escócia e Irlanda.
Reprodução de retrato feito por Willem Wissing (via)

1884

As mulheres estavam longe de conquistar o direito ao voto nos Estados Unidos quando a maravilhosa Susan B. Anthony solicitou que fosse feita uma emenda à constituição do país para que elas pudessem votar.

1892

A poetisa uruguaia Juana de Ibarbourou nasceu neste dia. Empoderada, ela foi eleita membro da Academia de Letras do Uruguai em 1947. Anos depois, chegaria a conquistar um Prêmio Nacional de Literatura.
Foto via

1910

A francesa Elisa Léontine Deroche (também conhecida como Raymonde de Laroche) arrasou nessa data e se tornou a primeira mulher a receber uma licença de piloto. Para celebrar, já levou direto outro título para casa na mesma data: o de primeira mulher a fazer um voo solo.

1911

Nessa data aconteceram os primeiros protestos a favor do voto feminino. No mesmo dia, nascia no município de Paulo Afonso, na Bahia, Maria Bonita, a mais famosa cangaceira do Brasil.

1917

As mulheres tomaram as ruas de São Petersburgo em protestos que marcavam o Dia Internacional da Mulher. O movimento ficou conhecido como Revolução de Fevereiro, pois se deu em fevereiro do calendário juliano, seguido pelo país na época.

1929

A apresentadora de televisão Hebe Camargo não poderia ter escolhido um dia melhor e estreou na vida justo neste dia.

1971

A atriz e cantora brasileira Letícia Sabatella já nasceu empoderada, em pleno 8 de março.

2000

Neste ano, os Correios do Brasil lançaram um selo em homenagem às brasileiras pioneiras da avião. A ação celebrava as conquistas das aviadoras Anésia Pinheiro Machado, Teresa De Marzo e Ada Rogato.

2015

A cantora e apresentadora Inezita Barroso se despedia da vida nesta data.
O dia 8 de março só entrou oficialmente para o calendário como Dia Internacional da Mulher em 1975, mas antes disso várias datas já foram usadas para celebrar os direitos femininos, como mostra este artigo da ONU.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá