As mais hilárias caretas dos atletas da patinação no gelo



Esporte de beleza e precisão extremas, a patinação artística no gelo é uma das mais tradicionais modalidades dos Jogos Olímpicos de Inverno, que exige do atleta força, graça e habilidade como poucos esportes. Presente nos Jogos desde 1908, as disciplinas olímpicas ligadas à patinação no gelo são quatro: individual (dividida entre homens e mulheres) em duplas e dança no gelo, assim como uma medalha por equipe. Trata-se, portanto, de uma importante categoria da competição, e um prato cheio de emoção para quem gosta de esportes em geral e está acompanhando nesse momento os Jogos de Inverno 2018, em PyeongChang, na Coréia do Sul.

A russa Yevgenia Medvedeva, campeã mundial de 2016 – em patinação, não em careta

Mas como diz a canção, de perto – ou em “pause” – ninguém é normal, e a patinação no gelo é também uma fonte inesgotável de caretas por parte dos atletas durante as apresentações. O esforço é tremendo, as câmeras que registram a competição são cada vez melhores, e há assim um manancial de imagens divertidíssimas, mostrando como todo o charme e a graça com que tais atletas flutuam sobre o gelo escondem, em verdade, a força e a concentração traduzidas nas hilárias feições e caretas que também marcam a patinação.

O patinador Han Yan, da China, imitando um animal exótico
Kevin Reynolds, patinador do Canadá, como se estivesse à beira do choro

O Brasil, por óbvios motivos climáticos e pela falta de tradição, não possui competitividade na maioria dos esportes de inverno. Mas para os fãs de esporte em geral – aqueles que acompanham vibrantes as partidas de curling (o esporte das vassourinhas) como se fossem a final de um Campeonato Brasileiro de futebol – a ausência do Brasil não impede que os Jogos de Inverno sejam também emocionantes e bastante interessantes – e justamente na patinação o Brasil pode vir a ter uma participação especial, e com chance de medalhas, na competição.

Jana Khokhlova e Sergei Novitski formando a dupla russa em careta
Yakov Godorozha, patinador da Ucrânia, em um momento de rara careta

Nos jogos de PyeongChang não faltou, na patinação no gelo, emoção, dedicação – e uma porção de caretas. As medalhas das modalidades já começaram a sair, e alguns resultados incríveis aconteceram. Depois de enfrentar um defeito no vestido que fez com que o seio da patinadora Gabriella Papadakis aparecesse durante uma apresentação, a dupla francesa (formada por um homem e uma mulher) se redimiu do difícil incidente conquistando a prata na modalidade de Dança no gelo (o ouro ficou com a dupla canadense, enquanto o bronze foi para os americanos).

Estaria a patinadora japonesa Mao Asada chupando limão?

A medalha de ouro por equipe foi também para os canadenses, enquanto a prata foi para os Atletas Olímpicos da Russia, e o bronze para os EUA. A diferenciação da nomenclatura da equipe russa não é um detalhe: por conta do imenso escândalo que revelou um institucionalizado sistema de doping entre atletas do país, a Rússia foi oficialmente proibida de participar dos Jogos de Inverno de 2018.

A cara de susto do americano Jeremy Abbott

Para não punir, porém, os atletas russos que foram considerados “limpos”, o COI (Comitê Olímpico Internacional) permitiu que tais atletas participassem dos Jogos, mas sem a bandeira, hino ou mesmo o nome direto do país. Assim, sob a neutra bandeira dos jogos e o hino das olímpiadas (além dessa essa nomenclatura genérica de Atletas Olímpicos da Rússia), cerca de 80 atletas do país estão participando das competições.

O esforço e a gravidade formaram a careta do russo Evgeni Plushenko

Entre as duplas de patinação, o ouro foi para a Alemanha, com a prata para a dupla chinesa e bronze para os canadenses. Já entre na individual masculina, uma dobradinha japonesa marcou os dois pontos mais altos do pódio, com o bronze indo para a Espanha.

A força que mais parece raiva na careta da americana Mirai Nagasu
Jim Carrey ficaria orgulhoso da careta de Alexei Bychenko, atleta de Israel

A final individual feminina da patinação acontecerá na próxima sexta-feira, dia 23 – e a emoção está garantida, pois a brasileira Isadora Williams conquistou uma inédita vaga, fazendo a melhor pontuação de sua carreira. E essa não é a primeira vez que Isadora faz história: em 2014 ela se tornou a primeira sul-americana a se classificar para patinação nos Jogos Olímpicos.

A brasileira Isadora Williams não tinha como não entrar em nossa lista de caretas…

Além da torcida por Isadora, a final também trará com certeza uma nova galeria de caretas certamente estará garantida: muitas caras de susto, de choro, de raiva – e uma maioria de caretas como se os atletas estivessem chupando um limão muito azedo.
…mas como torcemos por ela, resolvemos colocar também uma foto bonitinha de Isadora
Tomara que junto com as caretas venha uma apresentação ainda melhor da brasileira – quem sabe uma medalha?
© fotos: divulgação/Getty Images

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá