Papai Noel existe – e quem confirma é um grupo de pesquisadores da Universidade de Oxford. Ok, não um homem conduzindo renas voador...

💜
2019

Cientistas afirmam que osso encontrado pode ser realmente de São Nicolau, o verdadeiro Papai Noel

/
0 Comments


Papai Noel existe – e quem confirma é um grupo de pesquisadores da Universidade de Oxford. Ok, não um homem conduzindo renas voadoras e distribuindo presentes pelas chaminés do mundo em tempo recorde, mas sim Nicolau de Mira, ou São Nicolau, o generoso bispo de Patara, na Ásia Menor (onde hoje é a Turquia), que serviu de inspiração para o personagem Papai Noel por sua caridade e afinidade com as crianças.

Um teste realizado com carbono-14 confirma que um fragmento de osso atribuído a Nicolau é realmente da época de sua morte, no século IV.

Padroeiro da Rússia, Grécia e Noruega, São Nicolau é um dos personagens mais venerados da Igreja Católica. Nascido de uma família rica mas tendo doado sua fortuna para ajudar os mais necessitados, Nicolau tornou-se símbolo de caridade e da causa dos pobres, dois pontos originalmente essenciais para o cristianismo. Reza a lenda que Nicolau costumava deixar anonimamente sacos com dinheiro na chaminé das pessoas, o que deu origem à mitologia do Papai Noel.
O histórico de tal fragmento de osso, porém, é confuso, com diversos roubos e vendas da relíquia. Sua idade casa perfeitamente com o período de morte do santo, mas é difícil, portanto, confirmar infalivelmente que de fato o osso é de Nicolau.
© fotos: divulgação


Nenhum comentário: