Supermercados dão descontos de até 30% na compra de frutas e legumes ‘feios’
Nada mais comum quando vamos comprar
frutas, legumes ou verduras do que manusear os alimentos à procura
daqueles mais bonitões para levar para casa, né? A gente não costuma
pensar sobre isso, mas essa prática acaba contribuindo para o
desperdício de comida.
Muitos
alimentos saudáveis, mas não tão bonitos, acabam sendo jogados no lixo,
ou porque ninguém quis compra-los antes de estragarem, ou porque os
próprios produtores sabem que os revendedores não terão interesse em
adquiri-los.
Para
tentar deixar os alimentos ‘feios’ mais atraentes e evitar o
desperdício, algumas redes de supermercados que atuam no Brasil estão
oferecendo descontos de até 30% em itens considerados ‘imperfeitos’.
É o caso do Extra, que abate até 20% do valor de hortifrútis
como limões, laranjas, pimentões, chuchus, batatas, abobrinhas e
tomates considerados fora do padrão de qualidade baseado na aparência,
mas tão gostosos e nutritivos como os outros.
Já o Carrefour acaba de seguir a tendência,
com um projeto piloto batizado de Únicos. Duas lojas da rede em São
Paulo, nos bairros de Pinheiros e José Bonifácio, oferecem, às
sextas-feiras, produtos com até 30% de desconto: abobrinha italiana, batata, berinjela, beterraba, cebola, cenoura, chuchu, laranja pêra, maçã gala, pepino e tomate.
A
ideia de comercializar alimentos ‘imperfeitos’ parece ter surgido na
década de 90, mas ganhou força nos últimos anos graças à internet.
O projeto português Fruta Feia ganhou fama mundial ao unir produtores e consumidores, já tendo evitado o desperdício de mais de 700 toneladas de alimentos.
Em São Paulo, o Fruta Imperfeita
faz algo parecido, levando semanalmente frutas e/ou legumes ‘feios’ até
os clientes que assinam os diferentes pacotes oferecidos pela empresa –
no primeiro ano de funcionamento, foram 120 toneladas de alimentos
salvos do lixo.
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