Esta região profunda do oceano é uma "zona sombria" em que a água tem 2 mil anos


Em uma região do Pacífico Norte, um vasto trecho de oceano está “preso” entre correntes poderosas e o fundo do mar.

A água capturada nesta “zona sombria” está praticamente estagnada a aproximadamente 2 mil anos.

“O que descobrimos é que, a cerca de 2 quilômetros abaixo da superfície dos Oceanos Índico e Pacífico, há uma ‘zona de sombra’ com quase nenhum movimento vertical que suspende a água do oceano na mesma área há séculos”, disse o oceanógrafo Casimir de Lavergne, da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália.


Um artigo sobre a descoberta foi publicado na prestigiada revista científica Nature.

Loop

Os cientistas já sabiam que a água mais antiga do oceano ficava no Pacífico Norte. No entanto, eles achavam que tal água estaria a profundidades maiores. O desafio, então, foi entender por que as águas oceânicas mais antigas se “amontoavam” ao redor da profundidade de 2 quilômetros.

De acordo com uma nova análise do movimento das águas, é por causa da geometria do fundo do mar. Em outras palavras, o formato dos oceanos impede que as águas densas dessa região circulem para a superfície durante longos períodos.

Nessa seção isolada do Pacífico Norte, que abrange aproximadamente 6.000 quilômetros de oeste a leste por 2.000 quilômetros de norte a sul, as águas circulam apenas em um movimento de laço, quase nunca tendo a chance de alcançar a superfície – as águas de origem sulista fluem para o norte abaixo de uma profundidade de cerca de 4 quilômetros e retornam para o sul predominantemente em profundidades superiores a 2,5 quilômetros.

Tal distribuição significa, em tese, que esse loop torna a água desta área a mesma há milhares de anos.

Zona(s) sombria(s)

E esse ciclo repetitivo tem mais uma consequência: implica que as concentrações de oxigênio nessa “zona sombria” são provavelmente muito baixas em comparação com outras zonas.Apesar disso, os cientistas creem que esta água quase estagnada ainda poderia suportar a vida. “Não é uma zona de vida muito florescente, mas isso não significa que seja uma zona morta”, explicou Lavergne ao portal Science Alert.

O Oceano Atlântico e o Oceano Austral não apresentam o mesmo tipo de “armadilha de circulação” em suas águas, mas os pesquisadores dizem que o Oceano Índico tem uma zona sombria similar.O diferencial é que a proximidade com as águas originárias da Antártica significa que seu conteúdo é menos estagnado do que o alcance profundo do Pacífico Norte.

Clima

O próximo passo da pesquisa é descobrir como essa água parada há milênios influencia o ecossistema marinho e até mesmo a atmosfera da Terra.Por exemplo, o estudo poderia prever impactos futuros das mudanças climáticas. Ao prender milênios de água em uma só região, essa armadilha marinha provavelmente também prende nutrientes e carbono que têm um impacto direto na capacidade do oceano de influenciar o clima ao longo do tempo. [ScienceAlert]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá