Como o minimalismo pode te ajudar a ser nômade



Já pensou em deixar para trás o acúmulo de bens e investir em uma vida nômade? Pois saiba que está é uma grande tendência e o minimalismo pode te ajudar a viajar mais – ou mesmo viver uma vida sem endereço fixo.

Afinal, se você for mudar de país com frequência, como a maioria dos nômades digitais, carregar milhares de coisas junto não será uma boa ideia. Além de ser trabalhoso, o excesso de coisas pode custar caro em termos de transporte.

minimalism
Foto: Jacob Ufkes / Foto destaque: Toa Heftiba

Ok, então é só jogar tudo fora e cair na estrada? Bom, não é bem assim. A ideia por trás do minimalismo é, na verdade, continuar tendo coisas, mas apenas aquelas que realmente tenham um significado para a pessoa. Ou seja, não adianta ter 15 pares de sapato se, de fato, você usar apenas três. Mas também não adianta você ter três pares de sapato se precisa comprar um novo a cada estação, mesmo que jogue o anterior fora.

Sabe aquelas coisas que estão há anos no seu guarda-roupas e você nem lembra que tem? Pode ser uma boa ideia se desfazer delas. Não importa se você vai doar ou vender (e arrumar algum dinheiro extra para viajar), o lema que vem com o minimalismo é justamente o de que “menos é mais”.

Para começar a entender essa filosofia de vida, vale a pena conferir o documentário Minimalism (disponível no Netflix), que mostra a história de dois profissionais bem-sucedidos em suas carreiras e sua trajetória de desapego. Embora bastante introdutório, o filme é um ponto de partida para aqueles que sentem que suas vidas poderiam ser mais completas se fossem menos recheadas de coisas.

minimalism2
Foto: RawPixel

Mas como isso pode te ajudar a viajar mais?

Além de diminuir a quantidade de bagagem, uma vida minimalista também inclui gastar menos com coisas supérfluas. E deixando de gastar aqueles R$ 200 em uma roupa nova ou aquela graninha extra no smartphone de última geração, sobra mais dinheiro para investir em viagens. Simples assim! 🙂

Já tem muita gente que optou por carregar a vida inteira em uma mala, e o minimalismo mostra que isso não é apenas possível, mas também muito saudável. Sabe aquela sensação de que nada pode ser pior do que mudar de casa? Se essa mudança puder ser feita rapidinho, com praticamente tudo que se tem em uma ou duas caixas, então a experiência se torna bem mais prazerosa – e você estará a um passo de uma vida nômade.
minimalism3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá