Criaram uma ‘cerveja para mulheres’ e a internet não perdoou
Um dos aspectos mais sintomáticos de 
todo sexismo perpetrado pela mídia, a publicidade e os produtos é o fato
 dele ser baseado em absolutas inverdades. Certas criações de produtos 
“para mulheres” são tão sexistas que quase se tornam cômicas – não 
fossem, em verdade, sintomas de práticas terríveis. É o caso da cerveja Aurosa,
 criada por uma empresa tcheca, como a primeira cerveja desenvolvida 
“para ela”. A campanha é tão inacreditável que a internet não perdoou.

Pois
 nenhuma premissa baseada em gênero, no que diz respeito ao consumo de 
cerveja, é verdadeira – tanto a da necessidade de uma cerveja 
especialmente feminina, quanto o clichê a respeito da relação masculina 
com a bebida. Mais ainda, o que a cerveja que você bebe teria a ver com 
sua identidade de gênero?

“Da Aurosa, com amor”
A
 verdade é que a Aurosa é, como muitos produtos baseados nesse tipo de 
campanha, simplesmente uma cerveja em uma embalagem que também reforça 
estereótipos – rosa clara, emulando uma suposta estética chique e 
elegante – desenvolvida para ser vendida mais cara.  O mesmo produto 
atrás de outro rótulo, como que resolvendo um problema que simplesmente 
jamais existiu.

“Não acredito que estava bebendo a cerveja errada todo esse tempo!”,
 disse uma usuária do Twitter. Outros simplesmente se declararam 
ofendidos, enquanto lojas de cerveja aproveitaram a celeuma para 
deixarem claro que todas as suas marcas são para todos os gêneros.

A fabricante, Smirov, comentou às reações, dizendo que “Aurosa
 nunca teve a intenção de fazer parte do sexismo, feminismo, ou nada 
disso. Não era pra ditar o que as mulheres devem ou não devem beber. 
Estamos simplesmente oferecendo cerveja em uma garrafa elegante e 
bonita, para as mulheres que quiserem e que se encaixe em seu estilo de 
vida”.

O
 problema é se o estilo de vida a que se referem é o de mulheres pagando
 mais caro por uma embalagem que traz o mesmo produto de sempre dentro –
 pagando mais caro por um empoeirado conceito.
© fotos: divulgação

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