Ela montou uma biblioteca pública nesta praia do Espírito Santo



Nos últimos dias, as notícias que chegam até nós sobre o Espírito Santo estão mais relacionadas à onda de violência que acomete o estado. Porém, em todo caos há uma esperança. Por lá, ela tem nome e sobrenome: Suzana Lordelo Braga, uma tradutora de 24 anos que criou uma biblioteca pública na praia.

A história de Suzana foi contada pelo site Conexão Planeta. A jovem passou a infância e a adolescência frequentando uma biblioteca pública em Vitória. Mas, quando se mudou para Vila Velha, descobriu que já não poderia contar com um espaço de leitura como o que conhecia na capital do estado.

livro2 

No entanto, a falta de bibliotecas não desanimou a tradutora, que decidiu montar sozinha uma biblioteca pública na beira da praia, local escolhido por ser bastante democrático e atrair pessoas de diversas classes sociais. Quando alguns amigos alugaram uma tenda na Praia da Costa, em janeiro, ela perguntou se poderia usar o espaço para fazer a biblioteca e todos concordaram prontamente.

livro3
Fotos: Victor Jubini/Arquivo Pessoal

No começo, Suzana levava os poucos livros dentro de uma mochila e em um carrinho de supermercado. Com o passar dos dias, foram tantas novas doações recebidas que ela precisava da ajuda do pai para transportar os livros de carro até a praia. Apesar de ser o maior sucesso, o projeto terminou há pouco mais de duas semanas, mas Suzana permanece sonhando em montar uma biblioteca fixa em Vila Velha para que mais pessoas tenham acesso aos livros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá