Supermercados na Suécia trocam etiquetas com cola por marcas a laser



Evitar embalagens desnecessárias é uma forma de preservar recursos naturais e energia. Na Suécia, uma rede de supermercados decidiu dar um passo a mais, trocando as tradicionais etiquetas por marcações a laser.

Os testes estão sendo feitos pela ICA, a princípio apenas em abacates e batatas-doces. Chamada de “Marca Natural”, a técnica foi desenvolvida pela empresa espanhola Laser Food e consiste em remover um pouco do pigmento das cascas, sem afetar sua qualidade ou valor nutricional.

2_1207700_e Foto © ICA

A ICA estima que, só com a mudança nos abacates e batatas-doces, vai deixar de usar 200 km de plástico com 30 cm de largura por ano. Isso sem falar na economia de energia e da menor emissão de CO²: cada marca de laser emite 1% do carbono na comparação com uma etiqueta.

Foto: ICA Foto © ICA

A Laser Foods costuma atuar em conjunto com empresas que querem divulgar suas marcas nos alimentos, e esse foi o primeiro caso em que o recurso foi utilizado com objetivo ecológico. Do ponto de vista econômico, o custo de cada máquina de laser é alto, mas, no longo prazo, promete compensar a economia com etiquetas.

Foto: Laser Foods
Foto © Laser Foods
Foto: Laser Foods
Foto © Laser Foods

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá