Supermercados na Suécia trocam etiquetas com cola por marcas a laser
Evitar embalagens desnecessárias é uma
forma de preservar recursos naturais e energia. Na Suécia, uma rede de
supermercados decidiu dar um passo a mais, trocando as tradicionais
etiquetas por marcações a laser.
Os testes estão sendo feitos pela ICA, a princípio apenas em abacates e batatas-doces. Chamada de “Marca Natural”, a técnica foi desenvolvida pela empresa espanhola Laser Food e consiste em remover um pouco do pigmento das cascas, sem afetar sua qualidade ou valor nutricional.
A ICA estima que, só com a mudança nos
abacates e batatas-doces, vai deixar de usar 200 km de plástico com 30
cm de largura por ano. Isso sem falar na economia de energia e da menor
emissão de CO²: cada marca de laser emite 1% do carbono na comparação
com uma etiqueta.
A Laser Foods costuma atuar em conjunto
com empresas que querem divulgar suas marcas nos alimentos, e esse foi o
primeiro caso em que o recurso foi utilizado com objetivo ecológico. Do
ponto de vista econômico, o custo de cada máquina de laser é alto, mas,
no longo prazo, promete compensar a economia com etiquetas.
Foto © Laser Foods
Foto © Laser Foods
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