Entenda como funciona o Friluftsliv, a filosofia norueguesa de se reconectar com a natureza



Não faz muito tempo que nós falamos aqui sobre a arte do “hygge“, uma palavrinha dinamarquesa sem tradução que significa algo bem parecido com a ideia de conforto, mas com um toque a mais. Os noruegueses também têm a sua palavrinha intraduzível – e ela fala muito sobre a filosofia de vida dos escandinavos.

Para eles, o conceito de friluftsliv é quase sagrado. A tradução literal dessa palavrinha impronunciável seria algo como “vida ao ar livre” e a ideia é justamente a de se reconectar com a natureza. Afinal, o país possui muitos cenários incríveis e, por ser relativamente pequeno, é comum encontrar belezas naturais mesmo próximo às grandes cidades norueguesas.

noruega1
Foto: Emilia Samborska / Foto destaque: Sylwia Bartyzel

Dessa forma, aderir ao friluftsliv seria uma forma de presentear nossos corpos e mentes com o contato com a natureza. Pode ser em um parque urbano, uma praia ou mesmo naquela viagem ao interior do país, o que importa é estar ao ar livre e conectando-se com os elementos.

Além de relaxante, a ideia traz muitos benefícios para a saúde física e psicológica. Talvez por isso mesmo os noruegueses tenham sido eleitos o quarto povo mais feliz do mundo em 2016. Com paisagens como essa, não tem mesmo como duvidar desse título.

noruega2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá