Projeto ‘Transformando Comunidades’ utiliza voluntariado para impactar a vida de milhares de pessoas



Dizem que a melhor maneira de fazer diferença no mundo é contribuindo com a realidade em que estamos inseridos da maneira que pudermos. Sendo assim, se cada um fizer a sua parte, temos grandes chances de tornar o mundo um lugar melhor para a maioria das pessoas. É justamente isso o que realiza o programa Transformando Comunidades, iniciativa dos funcionários da PepsiCo para estreitar o relacionamento com as comunidades vizinhas às fábricas da empresa espalhadas pelo Brasil.


pepsico01
 
Voluntário PEPSICO com crianças atendidas pela Liga Solidária em oficina de plantio de mudas
O programa que teve início em 2014, é uma ação de responsabilidade social e voluntariado que vai muito além da assistência em produtos ou recursos. Visa o desenvolvimento de comunidades do entorno onde a PepsiCo possui operações e o grande diferencial do projeto é o engajamento de seus colaboradores com a sociedade local. São os funcionários quem sugerem e escolhem as instituições que serão atendidas com atividades voltadas para educação, esporte e desenvolvimento social.

O time da PepsiCo atua por meio de várias ações em prol da qualidade de vida das pessoas atendidas. Desde seu lançamento, o Transformando Comunidades teve participação de 1100 voluntários atuando em 470 comunidades com impacto positivo em mais de 110 mil pessoas.

pepsico02
Voluntário PEPSICO com crianças atendidas pela Liga Solidária em oficina de arte

E não é apenas a comunidade que tem sua vida modificada pelas ações do projeto, mas também quem trabalha como voluntário. Ser um agente de transformação – doando tempo e conhecimento para produzir mudanças positivas e diminuir diferenças sociais – é a melhor maneira de exercer cidadania.
Hoje as pessoas são muito individualistas e pensam apenas em si. Quando resolvi ser voluntária do Transformando Comunidades foi justamente para tentar proporcionar algo melhor para uma criança, um adolescente ou adulto. Não quero ser apenas mais uma pessoa nesse mundo, quero fazer diferença e contribuir para um amanhã melhor. Ser voluntário de projetos sociais é muito gratificante. Ver a alegria e a satisfação de todos os beneficiados não tem preço“, conta Edilene Pereira, voluntária e líder do comitê em Aparecida de Goiânia, cidade em que a PepsiCo possui uma das suas fábricas.

pepsico03
Voluntários PEPSICO com crianças atendidas pela Liga Solidária em oficina de esportes, gincana The Walking Dead

Entre os voluntários, muitos se sentem gratos pela oportunidade de contribuir e de levar, para seu cotidiano, a reflexão sobre valores essenciais na vida. Outros se emocionam com histórias de vida de quem dribla as dificuldades com um sorriso no rosto. A experiência tem trazido até mesmo mudanças positivas para o ambiente de trabalho na empresa.

Este projeto vem transformando cada funcionário e isso tem repercutido de forma muito positiva. Obtivemos ganhos em engajamento e comprometimento do time e, consequentemente, melhoria no resultado da Pesquisa de Clima. Vejo uma grande evolução dentro da companhia. Nossos funcionários estão buscando o melhor resultado para as pessoas, para a companhia e para suas carreiras”, afirmou Marcos Drumond, Coordenador de Recursos Humanos.

pepsico04
Voluntário PEPSICO com crianças atendidas pela Liga Solidária em oficina de fotografia


As ações empreendidas duram em média dois anos e depois deste período as instituições estão preparadas para caminhar por conta própria.

No dia 28 de outubro a PepsiCo celebrou o seu dia de voluntariado global lançando a nova edição do programa Transformando Comunidades no país. Nesta data, os escritórios de São Paulo participaram de uma grande ação em prol da Liga Solidária, ONG que desenvolve atividades socioeducativas para cerca de 10 mil pessoas.

pepsico05
Momento de interação e dança entre voluntários PEPSICO, crianças e adolescentes dos projetos da Liga Solidária

Mais de 100 voluntários participaram de atividades com crianças e adolescentes da ONG ministrando oficinas de arte, culinária, plantio, recreação e palestras de qualificação profissional. Estas atividades, que são alinhadas à visão de Performance com Propósito da PepsiCo, visam gerar crescimento sustentável, investindo em um futuro mais saudável para as pessoas e para o planeta. A longo prazo, a Liga Solidária também será beneficiada pela construção de um complexo esportivo.

pepsico06
Voluntários PEPSICO com crianças atendidas pela Liga Solidária em oficina de reciclagem

O dia 28 foi escolhido pela empresa para comemorar esse envolvimento com a comunidade local, em nome de todas as ações lideradas pelo programa Transformando Comunidades que atua ao longo de todo o ano.

No mês de outubro, a companhia anunciou suas novas metas de sustentabilidade até 2025 que são destinadas a atender as necessidades em constante mudança dos clientes e da sociedade. Os esforços visam contribuir para um sistema alimentar global mais sustentável e ajudar a tornar as comunidades locais mais prósperas.

Fique atento às novidades e às iniciativas de Cidadania Corporativa da PepsiCo pelo Facebook e Twitter.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá