Dupla de engenheiras transforma escombros de guerra em tijolos para reconstruir casas em Gaza




Em um lugar em que quase tudo é ruína, conseguir construir algo é tarefa árdua – a começar pelo próprio material de construção. Em Gaza, o bloqueio israelense faz com que esses materiais sejam todos importados, e só possam chegar através de um processo demorado, burocrático e caro. O que hoje é ruína, porém, um dia já foi construção, e uma dupla de engenheiras da Universidade Islâmica de Gaza desenvolveu um tijolo ecológico criado justamente com os escombros do conflito na região.

gazatijolos2 

Apesar da abundância de escombros e, portanto, de matéria prima para o desenvolvimento dos tijolos ecológicos, as engenheiras Majd Mashharawi e Rawan Abddllaht atravessaram um longo processo de desenvolvimento até chegarem à resistência necessária para que seus tijolos fossem tão seguros quanto quaisquer outros. Substituindo a rocha e a areia por concreto e cinzas de carvão, elas enfim, depois de muitos testes, chegaram ao Greencake, nome que deram para seu tijolo reciclado.

gazatijolos5 

Além de amenizar a questão do material de construção em Gaza, o Greencake também impacta positivamente sobre o meio-ambiente, ao aproveitar o despejo de cinzas de carvão, que poluem a região com cerca de dez toneladas semanais. Com isso, os tijolos de Majd e Rawan podem custar metade do preço de um tijolo normal.

gazatijolos3 

A única questão até aqui é a produção, pois em uma região em que, segundo a ONU, mais de 9 mil casas palestinas foram totalmente destruídas e mais de 120 mil foram danificadas, a demanda por tijolos é enorme: cerca de 40 mil por dia.

gazatijolos1 

Por isso, após chegaram à melhor formula para fabricação do Greencake, a dupla agora pretende, através de um financiamento coletivo, ampliar a produção dos tijolos – garantindo assim a oferta para ajudar na reconstrução de Gaza e, de quebra, transformar poluição em vida, e ruína em construção.

gazatijolos4
© fotos: divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá