Glaucus atlanticus



Glaucus atlanticus é uma espécie de lesmas-do-mar pelágicas pertencente ao grupo dos moluscos nudibrânquiosda família Glaucidae, sendo a única espécie conhecida do género Glaucus . A espécie está estreitamente aparentada com Glaucilla marginata, outro membro da família Glaucidae.

https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/b3/d3/ec/b3d3ec59bc05d3e58864ea205a82bf45.jpg

Descrição

Estes nudibrânquios medem normalmente 3 a 4 cm de comprimento, mas alguns espécimes podem atingir os 6 cm. Apresenta uma coloração azul-prateada na face dorsal e azul pálido na face ventral. O pé é raiado por faixas longitudinais azul escuras ou negras.

https://i0.wp.com/67.media.tumblr.com/8a7f84ea82bc4ad596a2b36ed9ccc3c4/tumblr_muvlhcqehs1qhuxe8o1_1280.jpg

O corpo é tronco-cónico, aplainado, com seis apêndices que se ramificam em raios afilados. A rádula tem dentes que se assemelham a minúsculas espadas.

https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/c1/ca/c4/c1cac413595d42ec6261fba6ea2a0c83.jpg

Distribuição e ecologia

Este nudibrânquio é pelágico, com distribuição cosmopolita ocorrendo nas águas temperadas e tropicais de todos os oceanos. Entre as regiões onde esta lesma-do-mar ocorre incluem-se as costas leste e sul da África do Sul, as águas europeias, a costa leste da Austrália, as costas de Moçambique7 . A espécie flutua de boca para baixo, mantida nessa posição pela tensão superficial das águas do oceano.



G.atlanticus depreda organismos pelágicos de maiores dimensões, entre os quais cnidários como a caravela(Physalia physalis), Velella velella e Porpita porpita e moluscos pelágicos como Janthina janthina. Conhecem-se casos em que exibe comportamento canibal, predando exemplares da própria espécie.

G. atlanticus é capaz de se alimentar de P. physalis porque exibe imunidade ao veneno dos nematocistos daquela espécie, consumindo a caravela inteira seleccionando e armazenado as toxinas e os nematocistos para seu próprio uso. O veneno é recolhido em sacos especializados localizados nas pontas dos seus apêndices (os “dedos” das suas extremidades). Dado que Glaucus armazena o veneno, pode produzir um efeito ainda mais potente e mortal do que o resultante diretamente da toxina da caravela.

Com a ajuda de um saco cheio de gás no seu estômago, G. atlanticus flutua perto da superfície. A combinação dos efeitos resultantes da posição do saco e da tensão superficial da água fazem com que se mantenha em posição invertida: a superfície dorsal é na realidade o pé. A sua coloração azulada serve de camuflagem.

https://i1.wp.com/www.toonts.com/wp-content/uploads/2016/02/image0136.jpg

Glaucus atlanticus, como a maioria das lesmas-do-mar, é uma espécie hermafrodita apresentando tanto órgãos sexuais masculinos como femininos. Ao contrário dos demais nudibrânquios, o acasalamento não ocorre pela parte direita, mas pela ventral. . Após a cópula produz cadeias de ovos.

https://i2.wp.com/i955.photobucket.com/albums/ae39/joust67/4832509638_5da0c4fd32_b.jpg 

https://vivimetaliun.files.wordpress.com/2016/11/b8a07-bluethingonbeach.jpg?w=444 

https://i2.wp.com/destinationsmagazine.com/wp-content/uploads/2016/03/Destinationsmag_Alien_Steve_Passlow.jpg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá