Viaje pelas montagens surrealistas de jovem artista “apaixonada pelo impossível”




A cauda de vestido é uma onda na praia, o cobertor é uma estradinha no mato, patos passeiam pela tela de um celular. Nada disso é estranho demais para Monica Carvalho, a mente por trás do Mofart, projeto que reúne uma fantástica coleção de colagens e manipulações digitais.


Monica é, de fato, uma moça de ideias excêntricas. O nome do projeto, por exemplo, surgiu da palavra “mof” – um neologismo que ela inventou para substituir falas cotidianas como “que legal“, “desculpa” ou “obrigado“. É tudo mof. Não faz sentido, ela sabe. Filha de portugueses, deixou a Suíça, seu país natal, para estudar História da Arte na Inglaterra. Foi quando viu crescer ainda mais a admiração pelos surrealistas Salvador Dalí e René Magritte.




mofart1 


Para chegar a estas imagens surrealistas, Monica costuma utilizar apenas fotografias que ela mesma tira – autorretratos, viagens, família, objetos etc. A exceção é quando busca no Google fotos de planetas ou galáxias. Com o material em mãos, debruça-se sobre programas de edição como o Adobe Photoshop e deixa a imaginação fluir. Colando, sobrepondo, distorcendo, explorando as possibilidades mais surpreendentes. Obras que fazem sucesso do Instagram às paredes da galeria londrina Sprout Arts.


Para mim, a arte está em qualquer lugar, a qualquer hora. Arte é aquilo que inspira, que chama a atenção, que conta algo sobre o mundo em que vivemos ou sobre outro mundo. Nós estamos sempre cercados por arte – seja nos móveis da nossa casa, no filme que assistimos ou na música que ouvimos. Por isso, acredito que haja maneiras infinitas de criar novos tipos de arte e de ideias. Tudo é possível“, defende Monica, tanto no discurso quanto em suas colagens.


Mofart5 


Mofart3 


Mofart2 


Mofart1 


Mofart6 


Mofart4 


Mofart8 


mofart2 


mofart7 


mofart3 


mofart5 


mofart6 


mofart8 


mofart9 


mofart10 


mofart11 


mofart12 


mofart13 


Mofart7 


Para seguir viajando com o trabalho de Monica, basta seguir o Instagram e o blog do Mofart.

Todas as fotos © Monica Carvalho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá