Fotógrafo guarda lixo que produziu durante 4 anos e lança alerta com série poderosa



Você já parou pra pensar na quantidade de lixo que geramos ao longo da vida? Em média, cada brasileiro é capaz de produzir diariamente 1,5 kg de resíduos tanto orgânicos quanto inorgânicos, que muitas vezes são descartados de maneira errada oferecendo riscos ao meio ambiente.

Em países mais desenvolvidos, como nos EUA e Noruega, esse número cresce para até 2,5 kg por habitante, já que o uso de descartáveis por lá é muito maior.

Pensando nestes dados, que só tendem a aumentar, uma vez que o mundo moderno nos traz comodidades quase sempre acompanhadas de uma embalagem, o fotógrafo francês Antoine Repessé passou quatro anos guardando todo o lixo que ele e os amigos produziram, para criar o projeto #365Unpacked.

O objetivo final era fotografar toda essa absurda quantidade de lixo para alertar a população sobre este crescente problema global.

©Antoine-Repesse-365-Unpacked-4

Espero que o meu projeto possa inspirar a mudança. Frequentemente lemos sobre a quantidade de resíduos que o mundo produz, mas acho que o impacto de uma imagem pode ser mais poderoso do que uma tonelada de palavras.”, conta o fotógrafo.

Ao total, foram acumulados 70m³ de resíduos, dentre os quais 1.600 garrafas de leite, 4.800 rolos de papel higiênico e 800 kg de jornais, que foram separados por categorias. Eu queria dar uma dimensão estética ao meu trabalho. A escolha de classificar o lixo dá um efeito gráfico. Eu tentei produzir uma imagem perfeita que evocasse algo perturbador.”, explica Antoine.

O resultado, que você confere abaixo, são estas fotografias impactantes, que nos confrontam com a realidade chocante da produção de lixo mundial:

©Antoine-Repesse-365-Unpacked-8 

©Antoine-Repesse-365-Unpacked-3 

©Antoine-Repesse-365-Unpacked-1 

©Antoine-Repesse-365-Unpacked-2 

©Antoine-Repesse-365-Unpacked-5 

©Antoine-Repesse-365-Unpacked-7 

©Antoine-Repesse-365-Unpacked-6
Todas as fotos © Antoine Repessé/Sony World Photography Awards

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá