Casal constrói estufa ao redor da casa para plantar, economizar energia e mantê-los aquecidos



O casal sueco Charles Sacilotto e Marie Granmar encontrou uma solução engenhosa e sustentável para, de uma só vez, economizar energia, cultivar a própria comida e ainda mantê-los aquecidos (o que, no frio de Estocolmo, na Suécia, onde vivem, não é mero detalhe): construíram ao redor de sua casa uma estufa de vidro.

Segundo o casal, no período de janeiro, por exemplo, em que as temperaturas costumam beirar os dois graus negativos, com o acumulo de energia solar dentro da estufa, o termômetro da casa varia entre 15 e 20°C.

ESTUFA8

Os quatro milímetros de vidro que abraçam a residência foram projetados para também proteger a casa de todos os elementos naturais (mantendo-a sempre nova, visto que a chuva, a neve ou mesmo o vento jamais incidem diretamente contra suas paredes de madeira), mas o vão entre a estufa e a casa oferece ainda mais possibilidades.

O telhado foi transformado em terraço, para banho de sol, leitura ou para as crianças brincarem, há um pequeno lago com peixinhos dourados e, como se não bastasse, dentro da estufa ainda são cultivadas frutas e vegetais (que do lado de fora não sobreviveriam ao rigoroso inverno sueco).

ESTUFA3 

ESTUFA2

Ainda que a família aproveite a água da chuva para as necessidades da casa e para regar as plantas, além de transformar seu lixo orgânico em adubo, segundo Scilotto a casa não é totalmente autossustentável: durante os meses mais inclementes de inverno, aquecedores elétricos se fazem necessários.

Ainda assim, segundo Marie, anualmente a família deixa de ligar o aquecedor por aproximadamente três meses a menos do que normalmente o inverno sueco exigiria.

ESTUFA21

Naturalmente que tal iniciativa não funcionaria em países de clima quente, mas a utilização da nossa inteligência em favor de ideias sustentáveis e de um mundo melhor funcionam em qualquer lugar.

Saiba mais sobre essa casa no vídeo e nas fotos abaixo:



ESTUFA5 

ESTUFA10 

ESTUFA22 

ESTUFA18 

ESTUFA16 

ESTUFA17 

ESTUFA20 

ESTUFA6 

ESTUFA1 

ESTUFA11 

ESTUFA4 

ESTUFA9 

ESTUFA15 

ESTUFA14
Todas as fotos © Fair Companies / Reprodução YouTube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá