Entre a repulsa e a reflexão, quadrinho catalão se torna fenômeno na internet através de humor extremo No meio da chuva d...

💜
2017

/
0 Comments
 


Entre a repulsa e a reflexão, quadrinho catalão se torna fenômeno na internet através de humor extremo




No meio da chuva de banalidades que quase sempre compõe nossos feeds de Facebook, volta e meia surge essa história em quadrinhos que prende nossa atenção. Super colorida, sem qualquer balão de diálogo, com personagens sorridentes oferecendo um humor sádico, fantástico, mórbido e até poético em seu bizarro retrato da condição humana.

Assim é a obra do cartunista e ilustrador catalão Joan Cornellà, fenômeno nas redes sociais, que usa um traço quase ingênuo e suavemente pop para retratar o absurdo de nossas hipocrisias, tabus, moralismos e demagogias. Não há limites para as profundezas do que retrata Cornellà em seus quadrinhos, recheados de drogas, violência, críticas sociais e surreais pitadas de humor escatológico.

CORNELLA8
CORNELLA7

As influências que Cornellà apresenta podem causar estranheza, em se tratando de um cartunista, mas de fato abrangem o estranho leque de sentimentos que seus quadrinhos podem provocar. Das esquetes do grupo inglês Monty Python, passando pelo humor apocalíptico e profundo do dramaturgo irlandês Samuel Beckett, os labirínticos e fantásticos retratos humanos do escritor tcheco Franz Kafka, até a ética punk e hardcore da banda americana Minor Threat, segundo o próprio. Se tal reunião pode parecer incoerente em princípio, todos esses artistas, de maneiras diversas, procuram desnudar justamente as hipocrisias e injustiças que costumamos esconder.

CORNELLA6

A estranheza de seu conteúdo mordaz e provocador provoca ao mesmo tempo repulsa e identificação. Não por acaso, sua página no Facebook possui mais de 3 milhões de likes, ao mesmo tempo que Cornellà volta e meia recebe mensagens de ódio e ameaças de morte pelas redes sociais.

CORNELLA5
CORNELLA4
CORNELLA3

Em janeiro Joan Cornellà levantou impressionantes 91 mil libras (mais de 500 mil reais) em um projeto de financiamento coletivo para realizar animações, como essa abaixo:

Ele também está lançando seu livro Zonzo, que pode ser adquirido em pré-venda pela página da editora Mino.

CORNELLA2


Nenhum comentário: