Ele deixou seu emprego estável para viajar o mundo e aprender a fazer sapatos artesanalmente

 


Um rapaz que, lá pelos seus 20 anos, consegue um emprego estável em um banco está feliz da vida. Bom salário, carreira promissora e o perfeito balanço entre trabalho e vida pessoal é tudo o que um jovem assim pode querer, certo? O cingapuriano Keith Poh pensa diferente. Ele decidiu deixar tudo isso para trás e passar 5 anos viajando o mundo para aprender a ser artesão: queria saber fazer sapatos da forma mais artesanal, pura e de alta qualidade possível.

Desde o século XVI, sapatos são feitos à mão, usando couro e muita habilidade. Mas se a produção artesanal ia bem até o fim do século XIX, ela se tornou nicho quando as máquinas tomaram conta da produção. Hoje em dia, encontrar alguém que domine com maestria a técnica de fazer sapatos é tarefa difícil – Poh que o diga!

Após buscar na Ásia artesãos que criassem sapatos manualmente, o rapaz se decepcionou ao entender que muitas etapas da produção já foram industrializadas – o uso do couro sintético, por exemplo, era recorrente. Foi então que decidiu procurar na Europa o aprendizado da profissão. Em Paris, passou uma semana tentando convencer um artesão a aceitar seu trabalho de graça, em troca apenas do aprendizado. Por um ano, ele trabalhou de garçom à noite e, durante o dia, aprendia com atenção o passo a passo da arte de criar sapatos. 

sapato-artesanal3
A última parada foi em Florença, na Itália, onde trabalhou também como aprendiz até que se sentisse confiante o suficiente para voltar para casa e criar sua própria marca de sapatos. Criar sapatos artesanalmente é uma verdadeira arte e exige tempo: um artesão experiente não faz mais que dois pares por mês. 

Agora, Poh busca formas de tornar seu negócio viável e já pensa em recrutar aprendizes para ajudá-lo a construir seu sonho.

SONY DSC 

SONY DSC 





sapato-artesanal9 

sapato-artesanal10
Todas as fotos © Mashable
[Via Mashable]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá