Como Reconhecer os Sintomas de Câncer de Estômago

O carcinoma ou câncer de estômago é a principal causa de morte em todo mundo. Essa doença tem cura quando detectada no estágio inicial, mas infelizmente, muitas pessoas não apresentam nenhum sintoma até que o câncer tenha avançado. Existe uma série de fatores que devemos conhecer, a fim de que possamos reconhecer os sintomas de câncer de estômago o quanto antes.

Método 1 de 3: Identificando os Sintomas

  1. Imagem intitulada Recognize Stomach Cancer Step 1
    1
    Preste atenção a qualquer dor ou desconforto abdominal. A dor ou desconforto no abdômen ou no estômago geralmente é um dos primeiros sintomas de câncer. A dor associada a esta neoplasia geralmente aumenta de intensidade ao longo do tempo e não diminui com a medicação.
    • Os tumores que se desenvolvem no estômago podem comprimir as estruturas adjacentes, enquanto que as úlceras podem corroer as membranas do estômago; e ambas as condições podem causar dor.

  2. Imagem intitulada Recognize Stomach Cancer Step 2

    Não ignore a azia. A azia (ou dispepsia), que é uma sensação de ardência no peito e no abdômen superior, que resulta da regurgitação do ácido que vai do estômago para o esôfago. Você deve consultar um médico, caso sinta azia associada a qualquer um dos outros sintomas listados neste artigo. 
     
  3. Imagem intitulada Recognize Stomach Cancer Step 3

    Fique atento aos sintomas de indigestão e arrotos persistentes. Um tumor no estômago muitas vezes causa a decomposição inadequada dos alimentos no estômago, o que, por sua vez, pode causar a produção de arrotos e de outros sintomas de má digestão. 
     
  4. Imagem intitulada Recognize Stomach Cancer Step 4

    Observe quantas vezes você se sente inchado. O câncer de estômago pode causar inchaço abdominal. Quando a doença já está instalada, o indivíduo sente-se cheio, mesmo depois de comer pequenas quantidades de comida. 
     
  5. Imagem intitulada Recognize Stomach Cancer Step 5

    Verifique se há sinais de tumor na junção do esôfago com o estômago. O tumor, quando se desenvolve nessa região, pode obstruir a passagem do alimento, causando disfagia (dificuldade para engolir).
     
  6. Imagem intitulada Recognize Stomach Cancer Step 6

    Verifique se há sinais de tumor na junção do estômago com o intestino. Em casos de câncer de estômago, obstruções poderão ocorrer na junção do estômago e intestino, bloqueando a passagem de comida. Os sintomas mais óbvios dessa condição são náuseas e vômitos crônicos. 
     
  7. Imagem intitulada Recognize Stomach Cancer Step 7

    Procure os sintomas em suas fezes. Quando o câncer de estômago atinge os estágios mais avançados, ele pode causar sangramento contínuo, que é perdido em forma de fezes. Fezes com sangue ou pretas são uma forte indicação de neoplasia. 
     
  8. Imagem intitulada Recognize Stomach Cancer Step 8

    Verifique se há nódulos irregulares no estômago. Pacientes com carcinoma no estômago podem sentir a presença de um caroço duro e irregular no abdômen. Esse caroço se moverá com a respiração e pode se deslocar para frente quando a pessoa se curva. 
     
  9. Imagem intitulada Recognize Stomach Cancer Step 9

    Quando há suspeita de câncer, o médico poderá pedir um exame para ascite (acúmulo de líquido no abdômen). Em casos avançados, as células cancerígenas invadem a membrana peritoneal do estômago e provocam o extravasamento de líquidos para a cavidade abdominal. 
     
  10. Imagem intitulada Recognize Stomach Cancer Step 10

    Procure por sinais que indicam que o câncer está se espalhando. As células cancerígenas podem viajar do estômago para o umbigo, resultando em um nódulo umbilical que, às vezes, é chamado de "Nódulo da Irmã Maria José".
 
Método 2 de 3: Identificando os Sintomas Gerais de Câncer
  1. Imagem intitulada Recognize Stomach Cancer Step 11

    Examine os nódulos linfáticos. Nódulos linfáticos aumentados podem indicar uma série de doenças. No caso de câncer (estômago), as células cancerígenas vão viajar do estômago (ou do local onde o tumor está localizado), através dos dutos linfáticos, para os linfonodos axilares à esquerda, e isso causa inchaço dos nódulos. 
     
  2. Imagem intitulada Recognize Stomach Cancer Step 12

    Desconfie se você tiver perda de apetite. As células cancerígenas secretam substâncias que diminuem os sinais de fome do corpo. Isto, combinado com tumor que cresce e toma conta de seu estômago provocando a sensação de saciedade, pode diminuir drasticamente a vontade de comer. 
     
  3. Imagem intitulada Recognize Stomach Cancer Step 13

    Observe os sinais de caquexia (diminuição da massa muscular). As células cancerígenas aumentam a taxa metabólica basal, o que resulta na perda de músculo. 
     
  4. Imagem intitulada Recognize Stomach Cancer Step 14

    Mantenha um registro da perda de peso. A perda de apetite, combinada com a caquexia, pode causar uma grave perda de peso—pacientes com câncer podem perder 10% de seu peso corporal em menos de seis meses. 
     
  5. Imagem intitulada Recognize Stomach Cancer Step 15

    Observe se você está com anemia. A perda de sangue causada pelo câncer pode resultar em anemia, que pode causar fraqueza e palidez. 
     
  6. Imagem intitulada Recognize Stomach Cancer Step 16


    Avalie o seu estado de alerta. Pessoas com câncer podem ter fadiga crônica ou problemas para permanecer alerta.

Método 3 de 3: Determinando os Fatores de Risco

  1. Imagem intitulada Recognize Stomach Cancer Step 17

    Leve sua idade em consideração. Pessoas acima de 50 anos estão mais suscetíveis ao câncer de estômago, possivelmente devido aos efeitos cumulativos da exposição cancinogênica ao longo dos anos. 
     
  2. Imagem intitulada Recognize Stomach Cancer Step 18

    Avalie o seu risco levando em consideração sua localização geográfica. As pessoas que vivem no Japão, China, Sul e Leste da Europa e na América Central e do Sul são mais propensas a desenvolver câncer de estômago, do que as pessoas que vivem em outro lugar. 
     
  3. Imagem intitulada Recognize Stomach Cancer Step 19

    Estude o histórico médico da sua família. O câncer de estômago é hereditário. Se você tem um parente próximo que tenha sido diagnosticado com câncer de estômago, você tem muito mais probabilidade de também ter a doença, do que alguém sem esse histórico familiar. 
     
  4. Imagem intitulada Recognize Stomach Cancer Step 20

    Mantenha um registro preciso de sua história pessoal. Seja muito mais cuidadoso com sua saúde, principalmente se você tiver um histórico de infecções por Helicobacter pylori, gastrite crônica, gastrite atrófica, anemia perniciosa ou pólipos gástricos, já que todas essas condições predispõem ao câncer de estômago. 
     
  5. Imagem intitulada Recognize Stomach Cancer Step 21

    Saiba qual é o seu tipo de sangue. Pessoas com sangue tipo A sãos mais propensas a ter câncer de estômago, do que as pessoas com outros tipos sanguíneos.
     
  6. Imagem intitulada Recognize Stomach Cancer Step 22

    Conheça os riscos associados ao seu estilo de vida. Fumar e ingerir bebidas alcoólicas aumenta o risco de câncer de estômago, já que através desses hábitos você introduz substâncias nocivas em seu corpo. Uma dieta pobre em fibras aumenta o risco de câncer de estômago, pois amplia o tempo de exposição do corpo às substâncias cancerígenas presentes nos alimentos. O consumo prolongado de alimentos ricos em sódio, secos e defumados, com altos níveis de nitratos, também eleva seu risco. 
     
  7. Imagem intitulada Recognize Stomach Cancer Step 23

    Sua profissão também pode ser um fator de risco. Se você trabalha na indústria do carvão, metal ou borracha, o risco de desenvolver câncer de estômago pode ser maior. As pessoas que trabalham nestes campos ficam expostas a uma quantidade muito maior de agentes cancerígenos, do que os trabalhadores de outras setores da indústria. 
     
  8. Imagem intitulada Recognize Stomach Cancer Step 24

    Converse com seu médico sobre os fatores de risco. Se você não conhece ou está preocupado com seu risco de desenvolver câncer de estômago, entre em contato com seu médico. Ele poderá ajudá-lo a avaliar os riscos existentes e lhe orientará sobre como modificar seu estilo de vida para diminuir os riscos no futuro. 
     
     

    Dicas


    Caso você apresente alguns dos sintomas, procure tratamento médico imediatamente. O ideal é diagnosticar e tratar o câncer de estômago o mais rápido possível.Quando estiver pesquisando sobre o câncer de estômago, ou conversando com seu médico a respeito dessa doença, você precisará saber que os tumores geralmente são divididos em três subtipos: adenocarcinoma, que são os mais comuns e se originam a partir do tecido glandular do estômago; linfoma, que são menos comuns e se desenvolvem inicialmente no sistema linfático do estômago e o sarcoma, que são raros e envolvem os tecidos conjuntivos - vasos sanguíneos, músculos e gordura.Trate imediatamente os problemas de dispepsia, úlcera péptica, infecção por Helicobacter pylori e as outras infecções bacterianas que acometem o estômago.
     
     
    Para prevenir o câncer de estômago, adote uma dieta rica em frutas, vegetais e vitamina C. Evite ingerir alimentos fritos, defumados, conservados ou com alto teor de nitratos; tenha bons hábitos de higiene alimentar, e procure refrigerar e conservar os alimentos com segurança.
     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá