Atenção cinéfilos e paulistanos: São Paulo ganha nova sala cult de cinema

 guilhermedealmeida5


Quem é apaixonado pela sétima arte, sabe o quanto é difícil ter acesso a filmes menos comerciais, ou então rotulados como “cult”. Isso porque as salas são invadidas por blockbusters e muitas vezes as produções independentes ou filmes antigos não entram em cartaz ou são muito restritas no circuito. Mas calma, temos uma boa notícia!

A Casa Guilherme de Almeida estreia este mês mais uma sala de cinema na cidade! Para quem não conhece o espaço, fica aí uma dica imperdível. Localizado em Perdizes, próximo à estação Clínicas do metrô, o local funciona como um centro cultural, dedicado especialmente a estudos de tradução literária.

A abertura está marcada para o sábado do dia 30 de janeiro, às 15h, com a exibição do filme “São Paulo, Sinfonia da Metrópole”, um documentário de 1927 produzido pelos húngaros Rudolf Lustig e Adalberto Kemeny. Para deixar o evento ainda mais especial e celebrar os 462 anos da cidade, haverá uma trilha sonora ao vivo tocada pelo compositor Livio Tragtenberg. E mais: a entrada é 100% gratuita!

A sala será chamada de “Cinematographos”, nome de batismo da coluna pioneira de crítica cinematográfica que Guilherme de Almeida manteve no jornal O Estado de S. Paulo entre os anos 1920 e os anos 1940, em que escreveu sobre centenas de filmes dos mais variados temas e origens.
O espaço será dedicado à divulgação da obra crítica do poeta e à exibição de filmes por ele comentados, e também à informação e ao debate sobre cinema. Mas fique atento! A sessão tem capacidade apenas para 40 pessoas.

guilhermedealmeida3

O casarão fica na Rua Macapá, 187. Já o anexo, onde será inaugurado o cinema, fica a 200 metros do museu, na Rua Cardoso de Almeida, 1943. Quem conhece a região sabe que o bairro é cheio de subidas e descidas. E aqui não é diferente. No topo de uma ladeira, a casa tem uma vista de tirar o fôlego! Da varanda, você vê toda a região do Pacaembú e pode voltar no tempo com a decoração preservada da década de 1940. Um passeio que vale a pena!



guilhermedealmeida1

Fique de olho na programação. Muitos cursos são oferecidos gratuitamente. Além disso há uma série de encontros literários como sarais, palestras e oficinas. Confira as próximas exibições aqui. É muito amor!


guilhermedealmeida5
Fotos: divulgação/Fernanda Galib

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá