O maior destroier da Marinha dos EUA já está no mar
O maior (e mais futurista) destroier americano conheceu o mar pela primeira vez.O USS Zumwalt partiu do estaleiro Bath Iron Works, no Maine, no
início desta semana para fazer os primeiros testes em mar aberto, oito
anos após sua construção ter começado.Com lados inclinados e ângulos pontiagudos, o Zumwalt – o primeiro de
três navios de sua classe – parece uma nave do Império, da franquia
Star Wars.
Além disso, é dirigido por um capitão chamado James Kirk, como o
personagem de Star Trek (sem brincadeira). “Estamos absolutamente
animados para ver Zumwalt em ação”, disse Kirk à Associated Press. “Para
a tripulação e todos os envolvidos na concepção, construção e
preparação deste navio fantástico, este é um grande marco”.
Caro e inovador
A classe Zumwalt é projetada para operar em águas fundas e rasas e
pode cumprir uma série de funções, incluindo a proteção de navios
maiores e disparo sobre alvos terrestres. É também fortemente
automatizada para os padrões da Marinha americana, com uma tripulação de
apenas 158 – quase metade da tripulação a bordo dos atuais destroieres
da classe Arleigh Burke.
Os navios Zumwalt também geram energia suficiente para incorporar as
futuras armas (como a arma a laser) que a Marinha está desenvolvendo,
embora a construção dos destroieres tenha visto um grande aumento nos
custos ao longo dos anos.
Trinta e dois navios foram originalmente planejados, mas esse número
caiu para vinte e quatro, em seguida para sete, até finalmente chegar em
três – cada um custando cerca de US$ 4 bilhões, ou R$ 15,7 bilhões no
câmbio atual (excluindo os custos de pesquisa e desenvolvimento).
Instabilidade
Os primeiros testes em mar aberto serão importantes para analisar as
características de Zumwalt em ação, incluindo a sua estabilidade.
O navio utiliza uma arquitetura incomum atualmente, com seus lados
estreitando à medida que sobem acima da água. Esta costumava ser a norma
em navios de madeira e nos primeiros revestidos de metal feitos no
século 19 – eles eram mais difíceis de embarcar e tinham uma armadura
mais resistente (projéteis que atingem uma superfície inclinada em vez
de vertical têm uma chance maior de deflexão e precisam penetrar mais
material).
Esse design foi extinto no final do século 20 devido a problemas de
estabilidade. No entanto, a Marinha diz que os lados inclinados do
Zumwalt e a curva de perfuração de onda têm benefícios interessantes,
enquanto seus novos sistemas de computador devem eliminar quaisquer
problemas de instabilidade.
Será? Bom, vamos descobrir isso logo, logo. [TheVerge]
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