Projeto incrível faz com que alemães convidem refugiados para jantar em suas casas

 

Até o fim deste ano, a Alemanha espera receber cerca de 800 mil refugiados da Síria, África e Oriente Médio. Apesar do cenário polêmico, muitas iniciativas positivas puderam ser vistas desde que esse fluxo imigratório começou, principalmente no sentido de integrar os refugiados e fazê-los se sentirem bem-vindos.

Em Bonn, cidade que fica próxima de Colônia e tem cerca de 300 mil habitantes, um projeto tem se destacado na tarefa de fazer os refugiados se sentirem acolhidos. Trata-se do “Ich lade dich ein” (“Eu te Convido”, em tradução livre), que convida refugiados a participarem do jantar em casas de famílias alemãs.

A ideia é da búlgara Mariya Iliycheva, que mora na cidade há cerca de 15 anos. Ao perceber a quantidade de imigrantes que Bonn estava recebendo, ela se lembrou do quão difícil foi se adaptar aos costumes alemães e à vida na cidade. Por isso, propôs a experiência de unir refugiados e alemães em um dos momentos mais importantes do dia: o jantar.

ich-lade-dich-ein4

Desde 2014, ela atua em escolas de idiomas convidando imigrantes a participarem do projeto. Do outro lado, ela incentiva amigos, familiares e vizinhos a receberem essas pessoas. Nem sempre os imigrantes dominam a língua alemã perfeitamente, mas esse é só um detalhe que costuma tornar a experiência ainda mais divertida e interessante. Dividir uma refeição tem se mostrado uma forma natural, simples e agradável de quebrar barreiras culturais e criar importantes laços entre imigrantes e alemães.





ich-lade-dich-ein6
Todas as fotos © Ich lade dich ein

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá