Norsk lundehund

https://i0.wp.com/www.tocadacotia.com/wp-content/uploads/2014/08/10-racas-de-cachorro-que-quem-gosta-precisa-conhecer-5.jpg
O Lundehund norueguês (Norsk Lundehund) é uma pequena raça do cão do Spitz tipo que se origina a partir de Noruega. Seu nome é um substantivo composto composto dos elementos Lunde, significando papagaio (norueguês “papagaio” lunde ou lundefugl “pássaro papagaio do mar”), e hund, o que significa cão. A raça foi desenvolvida originalmente para a caça de papagaios e seus ovos.

Aparência

O Lundehund norueguês é um tipo retangular pequeno cão, Spitz. O Lundehund tem uma grande amplitude de movimento em suas articulações, permitindo que ele se encaixam e desvincular-se da passagens estreitas. Cães desta raça são capazes de dobrar a sua cabeça para trás ao longo de sua própria coluna e transformar suas patas dianteiras para o lado em um ângulo horizontal de 90 graus para o seu corpo, bem como braços humanos. Suas picadas, orelhas eretas pode ser dobrado fechada para formar um selo apertado quase dobrando para a frente ou para trás. O Lundehund norueguês é um polydactyl: em vez dos habituais quatro dedos por pé, o Lundehund normalmente tem seis dedos, totalmente formado, articulado e musculoso. Algumas amostras podem por vezes ter mais ou menos do que seis dedos por pé, mas esta é, em seguida, no exterior da raça padrão. O outercoat é denso e áspero com um undercoat macio. O Lundehund é adaptado para escalar penhascos caminhos estreitos em Værøy onde originalmente teria caçado papagaios. Algumas informações gerais podem ser encontrados nas páginas Norwegian Lundehund Associação

A raça tem uma longa história. Já em 1600 ele foi usado para caçar pingüins ao longo da costa norueguesa. Sua flexibilidade e extra dedos dos pés eram ideais para a caça de aves em seus locais de nidificação inacessíveis em penhascos e em cavernas. Interesse para a raça diminuiu quando novos métodos de caça puffins foram inventados e um imposto cão foi criado. Por volta de 1900, eles só foram encontrados na aldeia isolada de Mostad (soletrado Måstad em norueguês), Lofoten. A raça foi quase extinto por volta da Segunda Guerra Mundial, quando cinomose atingiu Værøy e as ilhas vizinhas. Em 1963, a população foi dizimada por mais outro surto de cinomose. Desta vez, apenas seis cães sobreviveram, um em Værøy e cinco no sul da Noruega, Hamar. O último cinco eram da mesma mãe. Isso criou um gargalo populacional. Devido ao cuidado de reprodução com diretrizes rígidas, há agora um número estimado de 1.400 cães no mundo (2010), com cerca de 600 da população na Noruega e ~ 350 nos Estados Unidos.

A raça está sendo testado no aeroporto de Tromsø pelo tráfego aéreo norueguês e Gestão Aeroportuária como uma solução para colisões com aves avião. O cão é usado para procurar ovos de aves ao redor do aeroporto para a eliminação.
Altura: 30-40 cm (12-16 polegadas). Peso: 6-7 kg (13-15 libras); não há nenhuma faixa de peso no padrão da raça American Kennel Club. A Norwegian Lundehund Association of America, Inc. é reconhecida pelo AKC como o Clube de Pais raça para os EUA.
https://i0.wp.com/www.nileguide.com/blog/files/2010/02/lundehund-1.jpg

Saúde

Geralmente o Lundehund é uma raça muito saudável com muito poucos problemas de saúde. O principal problema com o Lundehund é gastroenteropatia que é um conjunto de distúrbios digestivos, e uma perda de capacidade de absorver nutrientes dos alimentos.  Em casos extremos, o cão pode morrer de fome devido à sua incapacidade de obter nutrientes e proteínas dos alimentos, independentemente de ingestão de alimentos. É incerto ou não, se todos os Lundehunds têm a genética para ter esta doença, uma vez que nem todos os Lundehund é severamente afetada e alguns são sintoma livre. Não há cura, embora a doença pode ser gerenciado. Há indícios de que, para o Lundehund para ir em um baixo teor de gordura e maior dieta da proteína tem efeitos muito positivos sobre a saúde no que diz respeito a problemas digestivos.

AKC reconhecimento

 

O Lundehund norueguês foi aprovado para o American Kennel Clube ‘s Diversos Classe em 1 de Julho de 2008, após uma votação por unanimidade pelo Conselho de Administração AKC em 13 de novembro de 2007.  A Lundehund fez sua estréia conformação AKC no Roaring Fork Kennel Club mostrar no Eagle, Colorado, em 12 de julho de 2008.  Ele fez sua estreia introdutório em um grande evento no US / Eukanuba National Championship AKC em Long Beach, Califórnia, em 13 de dezembro e 14 de 2008.

Em 12 de Fevereiro de 2010, o Conselho de Administração da American Kennel Club votou para aceitar o Lundehund norueguês no livro de origens AKC em 1 de Dezembro de 2010. Em 1 de Janeiro de 2011, tornou-se uma parte do Grupo Non-Sporting.

Google imagens

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá