Veja a NASA liberar quase dois milhões de litros de água em 1 minuto

O vídeo abaixo mostra o que a NASA chama de “sistema de inundação de água de Proteção contra Sobrepressão de Ignição e Supressão de Som” (do inglês “Ignition Overpressure Protection and Sound Suppression water deluge system”).
Em pouco mais de um minuto, o sistema libera cerca de 450.000 galões de água, o equivalente a mais de 1,7 milhões de litros de água, de uma só vez. O líquido atinge 30 metros de altura.
O objetivo desse espetáculo não é entretenimento, mas sim reduzir a quantidade extrema de calor e energia gerada pelo lançamento de um foguete.
A título de comparação, essa quantidade de água não está muito longe da necessária para encher uma piscina olímpica.

Propósito especial

A filmagem foi feita durante um teste realizado no último 15 de outubro no Launch Pad 39B do Centro Espacial Kennedy (Flórida, EUA).
O teste é uma preparação para a missão Exploration Mission-1 (o primeiro voo não tripulado do Sistema de Lançamento Espacial e o segundo voo do Veículo de Tripulação Multiuso Orion), que deve ser lançada em junho de 2020.
O Sistema de Lançamento Espacial é um foguete enorme com o impulsionador mais poderoso já construído, no qual a NASA vem trabalhando há mais de uma década. Já a Orion é uma nave espacial desenvolvida para exploração humana do espaço profundo, construída para transportar astronautas à lua, Marte e asteroides.
fonte:via [Cnet]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá