Brasil vai ganhar Museu da Natureza dentro do Parque Nacional da Serra da Capivara



O Parque Nacional da Serra da Capivara, que fica no Piauí, ganhou elementos para se tornar ainda mais imponente. Patrimônio da Humanidade desde 1991, o local vai abrigar o Museu da Natureza. 

Com tudo para ser um dos museus mais interessantes do Brasil (pense na localização), o espaço traça uma linha do tempo da vida. As atrações são divididas por etapas, passando pelo início da matéria, o sistema solar e a formação das placas tectônicas. Por fim, os visitantes poderão entender um pouco mais sobre o período de domínio dos dinossauros e claro, os impactos causados pelo homem na Terra. Destaque para as consequências climáticas.

O Museu da Natureza vai preservar um patrimônio histórico para a humanidade

O Museu da Natureza tem curadoria do produtor e diretor artístico Marcello Dantas. Para completar o passeio inesquecível, foi montada uma exposição com fósseis encontrados nesta parte do Nordeste. São animais empalhados em tamanho real de épocas pré-históricas, como preguiças gigantes, lhamas, ursos e mastodontes. Você vai poder ainda passar por uma espécie de experiência sensorial.

O Brasil ganha um novo espaço de cultura e história

Como se não bastasse, antes de terminar o passeio, é exibido um filme narrado por ninguém menos do que Maria Bethânia. A artista reflete sobre a presença do ser humano na Terra. 

O Museu da Natureza foi projetado em formato de caracol e conta com sistemas de instalações elétricas, hidráulicas e ar-condicionado. Tudo sustentável. O projeto desenhado pelo escritório de arquitetura A. Dell’Agnese Arquitetos Associados, pretende reutilizar a água da chuva que fica armazenada em um tanque de retenção. A inauguração está prevista para 18 de dezembro.

Parque Nacional da Serra da Capivara

O parque foi criado em 1979 e desde então trabalha pela preservação de um dos mais importantes patrimônios arqueológicos do Brasil. Lá, existem pinturas rupestres feita pelo homem há mais de 50 mil anos. Até hoje a mais antiga que se tem notícia no continente americano. 

Assim com o Museu da Natureza, o Parque Nacional foi viabilizado pela determinação da arqueóloga Niéde Guidon, atualmente no comando da Fundação Museu do Homem Americano, instituição responsável pelo manejo do parque.
A cantora Maria Bethânia empresta a voz para um filme sobre a vida do homem na Terra

O Parque Nacional Serra da Capivara está situado na Caatinga, mas dispõe de matas de transição de Cerrado logo ao limite norte. Ali vive a única população que se tem notícia de macacos-prego, que segundo estudos, há 700 anos utilizam pedras e madeira para obter alimentos.  
Fotos: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá