Ambiente tóxico no trabalho é contagioso feito vírus, aponta estudo
 
Um
 estudo da Universidade de Harvard comprovou cientificamente aquilo que 
todos que trabalham em grupo, em um escritório ou empresa, já sabem: o 
estado de espírito é uma força contagiante entre pessoas, e o humor dos 
colegas de trabalho ou do chefe, por exemplo, é capaz de condicionar não
 só o seu humor como o desempenho e a produtividade de uma empresa.

O
 resumo é simples e direto: um ambiente tóxico de trabalho contagia a 
todos e piora consideravelmente a qualidade e a quantidade da produção 
daquele local. O estresse é, portanto, contagioso, o que justifica a 
conclusão de que a principal razão para demissões no mundo não é o 
salário, mas sim o clima, a falta de relações interpessoais, o estresse.
 O custo de tal conclusão não se dá sobre a saúde somente do 
trabalhador: levantamentos estimam que tal problema custe anualmente 
cerca de 90 bilhões de reais à União Europeia.

A
 pesquisa descobriu que 26% dos participantes tinham seus níveis de 
cortisol, o hormônio do estresse, elevados somente de olhar para alguém 
em estado de tensão. E tal contaminação se dá de forma ainda indireta: 
pelo cheiro. O suor de alguém em estado de estresse expele hormônios que
 são capturados por outras pessoas pelo ar – feito fosse de fato uma 
doença contagiosa.

© fotos: divulgação
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