Cientistas coletam mais de 12.000 animais em Java, incluindo três novos (e bizarros) caranguejos


Três bizarros caranguejos estão entre as mais de uma dúzia de novas espécies descobertas em uma expedição na ilha indonésia de Java.A campanha levou à amostragem de centenas de espécies, no entanto, e muitos outros achados devem vir por aí.

A expedição

Uma equipe da Universidade Nacional de Cingapura e do Instituto de Ciências da Indonésia realizou a expedição por 14 dias entre março e início de abril deste ano.Os pesquisadores examinaram 63 locais enquanto navegavam de Jacarta para a cidade de Cilacap, no sul de Java. A área coberta incluiu um longo trecho do Oceano Índico ao largo da costa sul de Java, bem como o estreito de Sunda, que separa a ilha de Sumatra.

“Esta é uma parte do Oceano Índico que nunca foi amostrada para animais de profundidade, então nós realmente não sabíamos o que encontrar”, disse Peter Ng, especialista em caranguejos da Universidade Nacional de Cingapura.A descoberta de espécies inteiramente novas para a ciência indica que existem muitos mais mistérios nos aguardando nessa parte da Indonésia.

Caranguejos assustadores

Três novas espécies de caranguejos foram descobertas durante a expedição.Um deles tinha uma espécie de “placa” protegendo seus olhos, que lembra a forma de uma orelha grande. Outro possuía uma cor laranja brilhante.


A última descoberta foi de uma nova espécie de caranguejo eremita com olhos verdes brilhantes.Entre os demais achados, foi encontrado também um camarão com olhos brilhantes que refletem a luz.

Mais surpresas

Os cientistas terão muito trabalho para estudar as mais de 12.000 criaturas de 800 espécies que foram coletadas na expedição.Eles esperam descobrir mais espécies à medida que avançam. As conclusões só devem ser publicadas em 2020.

A razão pela qual eles identificaram imediatamente as novas espécies de caranguejos é que os cientistas envolvidos na expedição eram especialistas nesse campo. [Phys]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá