Programa troca lixo reciclável por frutas e verdura em Curitiba



Estimular a coleta seletiva do lixo e contribuir com uma alimentação mais saudável para a população: é para isso que serve o programa Câmbio Verde, da Prefeitura de Curitiba, que troca lixo reciclável por frutas e verduras.

De terça a sexta-feira, caminhões rodam 101 pontos de apoio para realizar as trocas. A cada 4 kg de lixo reciclável recolhidos, 1 kg de alimento é entregue. O óleo de cozinha, vegetal ou animal, também faz parte do programa: 2 litros valem 1 quilo de comida.



A ideia surgiu em 1989, quando ainda era batizada de Compra do Lixo. Na época, o lixo orgânico era trocado por vales-transporte para estimular os cuidados com a limpeza urbana.

Era o embrião do Câmbio Verde, que surgiu dois anos depois num formato bem parecido com o atual. O objetivo do programa é atender a população de baixa renda, que recebe até 3,5 salários mínimos por mês, incentivando a separação dos resíduos e contribuindo na busca por mais saúde. Além disso, os pequenos produtores de hortifrútis da região metropolitana também são beneficiados pela compra dos produtos por parte da prefeitura.



O material reciclável recolhido é encaminhado à Usina de Valorização de Rejeitos, onde é separado por tipo e vendido para indústrias que o transforma em matéria-prima e novos produtos.

De acordo com a administração da capital paranaense, aproximadamente 7 mil pessoas são atendidas pelo Câmbio Verde por mês. Em média, são coletadas cerca de 350 toneladas de lixo, trocadas por quase 100 toneladas de alimentos.

Fotos por Jaelson Lucas/SMCS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá