Com problemas de hiperinflação sendo reportados na Venezuela desde 2014 , quando o aumento dos preços beirou os 70%, a Venezuela vem ...

💜
2019

E se a Venezuela adotasse o bitcoin como moeda nacional?

/
0 Comments


Com problemas de hiperinflação sendo reportados na Venezuela desde 2014, quando o aumento dos preços beirou os 70%, a Venezuela vem enfrentando uma grave crise econômica. Em 2017, a estimativa é de que a inflação no país feche em 1.700%.

Apesar dessa situação, até recentemente as notas de bolívares, moeda nacional do país, não haviam sido atualizadas. Dessa forma, com a nota máxima no valor de 100 bolívares, os venezuelanos precisavam carregar maços de bilhetes para poder realizar compras básicas ou então utilizar majoritariamente cartões de débito e crédito.



Graças a isso, o mercado de bitcoins começou a crescer no país, conforme reporta o site The CoinTelegraph. O país lidera o ranking dos que mais investiram na moeda virtual nos últimos meses. Para os cidadãos, o bitcoin passou a ser uma maneira de guardar e transportar dinheiro de forma segura, sem sofrer com as consequências da hiperinflação.

Como explica o Guia do Bitcoin, é comum que nações que passam por uma situação de hiperinflação recorram ao dólar como moeda secundária. Entretanto, a Venezuela não teria dólares suficientes para que isso ocorresse. Portanto, a criptomoeda seria uma maneira de restaurar o poder de compra da população – e exige apenas conexão à internet. A energia elétrica é subsidiada no país, o que a torna extremamente barata e faz com que a Venezuela seja ainda mais propensa a se tornar um grande minerador de bitcoins.


Após a obtenção da moeda virtual, ela podem ser trocada facilmente por bolívares ou dólares e usada para comprar produtos básicos que são escassos (e caros!) no país. Alguns boatos já indicam que grande parte da população utiliza a moeda em seu dia a dia, o que não é verdade.

No entanto, a Venezuela só teria a ganhar ao tornar-se pioneira transformando o bitcoin em moeda nacional. Diante de notícias de que mineradores de bitcoins estão sendo presos no país, tudo indica que essa notícia pode demorar para se tornar realidade.



Nenhum comentário: