Este é o Edificio Santalaia, um prédio todo coberto de plantas que fica em Bogotá, na Colômbia. Com mais de 3.000 metros quadrados ...

💜
2017

Este prédio magnífico é o maior jardim vertical do mundo

/
0 Comments



Este é o Edificio Santalaia, um prédio todo coberto de plantas que fica em Bogotá, na Colômbia.Com mais de 3.000 metros quadrados verdes cobrindo os 11 andares (9 acima do solo e 2 subterrâneos), este é o maior jardim vertical do mundo, composto por 115 mil plantas de 10 espécies e 5 famílias diferentes.


Diversidade

O resultado é uma colaboração entre os designers espanhóis da Paisajismo Urbano e a companhia colombiana Groncol.O deslumbrante jardim urbano foi concluído em dezembro de 2015, após oito meses de planejamento e mais oito meses de trabalho árduo. Conhecido como “o coração verde de Bogotá”, atua como um ícone de sustentabilidade, bem como um lembrete do papel importante que as plantas desempenham em nossas vidas diárias.


Ignacio Solano, chefe do Paisajismo Urbano, e sua equipe escolheram as plantas que compõem o prédio durante uma expedição à Floresta Chocó, na Colômbia. Vários fatores foram considerados, incluindo a forma como essas plantas interagem, e uma cobertura monocromática de todo o edifício.
“A seleção de espécies é fundamental neste tipo de jardim, já que a biodiversidade em um ecossistema vertical permite a interação entre as espécies que o formam, tanto plantas quanto microrganismos”, disse Solano. “A grande área envolvida foi uma dificuldade adicional em comparação com outros jardins verticais, uma vez que abarcou o uso de um maior número de plantas”.



Sistema de irrigação complicado

Talvez o maior desafio enfrentado por Solano e seus colaboradores foi o sistema de irrigação necessário para manter todas as plantas vivas no coração da cidade.A grande diversidade de espécies escolhidas criou uma necessidade de ajustar os parâmetros químicos e os nutrientes da água.O pessoal da Paisajismo Urbano acabou usando um sistema patenteado composto de mais de 40 setores de irrigação que são automaticamente regulados de acordo com a umidade e a radiação solar.
O sistema também é projetado para reciclar toda a água fluindo através das paredes vivas do Edificio Santalaia, bem como a água residual gerada por seus habitantes humanos.

O meio ambiente agradece

O maior jardim vertical do mundo não serve apenas a um propósito estético ou como um ícone. Também é muito útil.As 115.000 plantas que vivem nas paredes do Santalaia são capazes de produzir oxigênio necessário para mais de 3.100 pessoas por ano, processando cerca de 775 quilos de metais pesados, filtrando mais de 2.000 toneladas de gases nocivos e capturando mais de 400 quilos de poeira. 



Segundo o site da Paisajismo Urbano, a cobertura do prédio compensa a pegada de carbono de 700 pessoas, assegurando a limpeza do ar para as emissões nocivas de 745 carros.A vegetação exuberante também serve como isolamento natural para o edifício, abaixando a temperatura dentro dele durante os meses de verão, o que por sua vez diminui o uso de ar condicionado. 



Seria incrível se todos os prédios do mundo fossem assim, não? [OddityCentral]


Nenhum comentário: