Essas pessoas são a prova de que a criatividade serve para muito mais do que ter uma profissão




Já reparou como a criatividade pode ser aplicada a quase tudo na vida? Quem sai da caixa e se arrisca a colocar em prática ideias inovadoras sabe que muitas vezes é possível encontrar soluções simples e eficazes para problemas que pareciam quase intransponíveis. E essas pessoas são a prova disso!

Cada uma delas foi responsável por mudar algo que poderia parecer banal, mas fez toda a diferença na vida de alguém ou mesmo de uma comunidade inteira. Afinal, é com criatividade que a gente move o mundo.

1. Mohamed Taher e o empoderamento feminino no Egito

O fotógrafo Mohamed Taher encontrou uma maneira criativa de combater o assédio nas ruas do Cairo, no Egito. Por lá, o problema é uma verdadeira epidemia, com mais de 99% das mulheres tendo relatado situações de assédio nas ruas. Para mostrar que elas também pertencem ao espaço público, o fotógrafo convidou dançarinas do país para exibirem toda a delicadeza de suas coreografias em um ensaio fotográfico pelas ruas da cidade. 

panamericana1
Foto © Mohamed Taher

2. Essa estudante criou um produto capaz de salvar vidas

Com apenas 15 anos, a jovem Emily Duffy já mostra um talento único para o design. Colocando a criatividade em prática, ela inventou sacos de dormir que pode salvar a vida de moradores de rua. O produto inventado por ela é impermeável e à prova de fogo. Assim, além de proteger o usuário em caso de incêndio, ele também o mantém seco quando chove, evitando a exposição à umidade.

panamericana2 

panamericana3
Fotos: Divulgação

3. Ele transformou a vida de diversos estudantes com uma fotografia

A página do Facebook Humans of New York, criada por Brandon Stanton, já é bastante conhecida no mundo inteiro por inovar ao compartilhar fotografias e histórias de moradores da cidade. Uma dessas imagens, no entanto, foi responsável por mudar a vida de diversos estudantes de uma escola pública local. Tudo começou quando Brandon fotografou o menino Vidal e ele contou sobre como a diretora de sua escola o inspirava a ser uma pessoa melhor. 

O relato recebeu mais de um milhão de curtidas na rede social e acabou se transformando em uma campanha de doações, arrecadando mais de US$ 1,4 milhões. O dinheiro será usado para levar os estudantes da escola a conhecer a universidade de Harvard, além de criar um fundo para bancar a graduação dos alunos que forem aceitos na instituição.

panamericana6

4. Eles usaram fotografia e criatividade para falar sobre um problema sério

Cada vez mais nós acompanhamos de perto a rotina de desconhecidos através das redes sociais. No Instagram, por exemplo, algumas pessoas chegam a arrecadar milhões de seguidores e compartilham quase todos os detalhes de suas vidas na rede. Mas um perfil no Instagram mostrou o quanto podemos achar que conhecemos uma pessoa sem notar que ela possui um problema muito sério. 

Se trata da conta de Louise Delage, uma parisiense de 25 anos que arrecadou mais de 110 mil seguidores na rede. Através do Instagram, ela postava fotos de sua vida, com um detalhe: em praticamente todas as imagens a jovem aparecia acompanhada de um copo ou garrafa de bebida alcoólica. Depois de algum tempo, a revelação: o perfil havia sido feito para alertar sobre como o alcoolismo pode acometer qualquer um.

panamericana4
Foto © Louise Delage

5. Ela combateu a evasão escolar com um produto inovador

A designer de produto colombiana Diana Sierra usou a criatividade para combater um grande problema em Uganda, onde realizou um intercâmbio enquanto estudava. Ela descobriu que muitas meninas do país deixavam de frequentar a escola quando menstruavam pois o acesso a absorventes ainda era difícil e caro para elas. 

Em conjunto com o equatoriano Pablo Freund, Diana desenvolveu uma calcinha com bolsas impermeáveis que podem ser preenchidas com qualquer material absorvente (pano, algodão e papel higiênico são alguns dos exemplos). O produto é reutilizável e promete garantir que as meninas estejam bem protegidas durante sua menstruação, podendo frequentar a escola sem preocupações. 

panamericana5
Foto © Be Girl

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá