Menina de 11 anos cria campanha para reunir mil livros com protagonistas negras: e já conseguiu 4 mil!


A desigualdade racial se constrói não só nos gestos diretos de racismo ou na falta de oportunidades iguais, mas também nos discursos impostos indiretamente e na naturalidade com que a tratamos.

Se para uma criança branca é natural identificar-se com a maioria das princesas, príncipes, heróis e heroínas das histórias, o processo é inverso para uma criança negra – como se, para ela, não houvesse histórias com as quais ela possa diretamente se identificar.

LIVROS4 
 
Foi diante dessa angústia que Marley Dias, uma menina negra de 11 anos, moradora de Nova Jersey, nos EUA, teve uma ideia para tentar ao menos um pouco reverter esse ciclo: reunir uma pequena biblioteca com mil livros em que a protagonista seja negra.

Eu estava frustrada desde a quinta série porque nunca lia livros com personagens com que eu pudesse me conectar”, contou Marley, em entrevista para o Huffington Post. Por isso ela começou a campanha #1000BlackGirlBooks (1000 livros de garotas negras), em novembro passado.

LIVROS6

Eu sou importante porque trabalho com outras garotas para garantir que suas histórias e vozes sejam ouvidas através da minha campanha 1000 livros de garotas negras. Porque sou negra e sou uma garota. Histórias negras são sobre vidas negras e vidas negras importam”.

E a campanha, realizada em parceria com a Fundação Grass Roots, da mãe de Marley, já ultrapassou em muito sua meta original, contando hoje com 4000 livros catalogados. 700 desses livros já estão disponíveis no site.

"Eu sou importante porque trabalho com outras garotas para garantir que suas histórias e vozes sejam ouvidas através da minha campanha 1000 livros de garotas negras. Porque sou negra e sou uma garota. Histórias negras são sobre vidas negras e vidas negras importam". 

O sonho de Marley é crescer para se transformar em uma editora de revistas, e escrever pelo menos um livro para que garotas como ela possam se conectar. Elas continuam a receber livros, que são doados para escolas nos Estados Unidos e na Jamaica, onde Marley nasceu.

LIVROS1 

LIVROS3
Todas as fotos © Instagram/Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá