Campanha emocionante desafia brasileiros a criarem nova definição para a palavra ‘família’

 


Em setembro do ano passado foi aprovado na Câmara dos Deputados o projeto de lei “Estatuto da Família”, que define o núcleo familiar a partir da união entre homem e mulher. Qualquer outra configuração não seria considerada família, como avô e netos, casais homossexuais ou mães e pais solteiros.

Mesmo que ainda precise passar pelo Senado e pela Presidente para que o projeto vire realmente lei, não parece um absurdo que, em pleno século 21, a definição de família ainda seja tão restrita e conservadora para alguns?

Mas na contra mão disso tudo, o Dicionário Houaiss, em parceria com a agência NBS, o CEDS RJ (Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual) e a ABRAFH – Associação Brasileira de Famílias Homoafetivas, decidiu inovar, mudando a definição da palavra nas suas páginas, através da campanha #todasasfamílias.

TodasAsFamilias1

“O mundo é diverso, abrangente e dinâmico. A atual definição de ‘família’ é reducionista e anacrônica. O que desejamos é atualizar esta definição e contribuir para a reflexão sobre quais são os verdadeiros laços que unem as pessoas em forma de família”, comenta André Lima, sócio e VP de criação da NBS.

A campanha convida o público a enviar, através do site Todas as Famílias, seus próprios conceitos de núcleo familiar, com o objetivo de fazer uma consulta pública e, com a ajuda de especialistas, criar uma definição atual e democrática, livre de preconceitos ou limitações.

O vídeo da campanha é pura inspiração:


Cada personagem tem seu próprio vídeo, para nos lembrar que amor (de família ou qualquer outro) não tem idades, gêneros ou conceitos pré-concebidos.



Bianca e Renata estão juntas há 14 anos e sempre sonharam em formar uma família. Com a chegada da Valentina, esse sonho se realizou. Pra elas, família é troca de amor, é você se sentir acolhida, é onde você encontra suporte.”



Carlos e André são casados há 20 anos. Para eles, não existe união mais forte do que a feita por escolha, onde a união que é baseada no amor.”



Para Salvador e Neuza, a família é o maior patrimônio que eles têm. E que patrimônio: entre filhos, netos e bisnetos, são 23 pessoas morando na mesma casa.”



Essa á a história da família do Emílio e do Sérgio, pais do Samuel e da Lola. Para eles, toda família nasce do amor, se alimenta do amor e está baseada no amor, independente de qual é a sua formação.”


Todas as imagens: Divulgação Dicionário Houaiss

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá