O dia em que, por acaso, Os Beatles fizeram um show exclusivo para apenas 18 pessoas


Em pouco mais de dois anos eles já seriam a maior banda do mundo. Em 9 de dezembro de 1961, porém, os Beatles se apresentaram pela primeira vez no sul da Inglaterra. O show aconteceu no Palais Ballroom, em Aldershot, Hampshire, horas antes deles realizarem o primeiro show da banda em Londres. E o número de presentes não era nada promissor: 18 pagantes.

BEATLES17

A estreia dos Beatles na região seria uma estratégia para contornar o desinteresse do resto do país pela região de Liverpool, ao norte da Inglaterra. Já que nenhum grande produtor ou empresário iria até sua cidade, os Beatles então teriam de ir até eles. O que a lenda reza é que o promoter do evento pagou por um grande anúncio em um jornal local, mas o pagamento teria sido feito em cheque, e o jornal não confiou na procedência daquele dinheiro – e jamais veiculou o anuncio. O resultado: depois de uma viagem de nove horas de Liverpool até o salão, não havia quase ninguém para assisti-los.

O anúncio que jamais chegou a ser publicado O anúncio que jamais chegou a ser publicado

Para piorar, a banda que iria dividir a noite com os Beatles simplesmente não apareceu. Vale lembrar que na época os Beatles já eram a maior banda de Liverpool, e estavam acostumados a tocar em casa para plateias apaixonadas. Profissionais que eram, a banda realizou o show mesmo com a casa às moscas.


BEATLES13

Porém, os Beatles eram tão profissionais quanto debochados, e o show foi um festival de piadas, canções estranhas tocadas em todo volume, com a banda trocando de instrumentos e eventualmente descendo para a plateia para dançar e brincar com os poucos presentes. Uma hora da manhã Os Beatles eram esperados na porta do salão por três viaturas da polícia, convocadas por um vizinho sem qualquer senso histórico.



BEATLES10

O local do show anos depois se destruiu em um incêndio, e aquela bandinha se tornou a maior banda de todos os tempos. Os que assistiram o show podem se orgulhar de terem assistido os Beatles em um local pequeno e vazio, em um show quase privativo, coisa que praticamente nunca mais viria a acontecer. Foi sem dúvida a noite de um dia difícil para os quatro rapazes de Liverpool.










BEATLES6
© fotos: divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá