http://nomadesdigitais.com/wp-content/uploads/2015/03/hamir-topo.jpg


Fotógrafo viaja até a Mongólia para registrar o cotidiano de tribo nômade

 

Você  já imaginou como é a vida na Mongólia? O fotógrafo e pesquisador  Hamid Sardar-Afkhami retratou parte dela, documentando a vida dos pastores nômades que vivem ao norte do país, chamados de Dukha. Eles levam uma vida um tanto quanto selvagem, cercados com um rebanho de renas, o que resultou em fotos surpreendentes de um povo exótico sobre o qual pouco conhecemos.

Segundo a apuração de Sardar-Afkhami, que é  Ph.D em Sânscrito e Estudos Tibetanos pela reputada Harvard University, os Dukhas têm diminuído consideravelmente em quantidade ao longo dos anos. Atualmente são 44 famílias, em torno de 200 e 400 pessoas. Já  as renas, são  600, sendo que em 1970 eram estimadas em torno de 2000. Elas são domesticadas, fornecem leite, queijo e pele, e também são  utilizadas para a caça. Atualmente, os nômades obtêm renda por conta do artesanato que produzem e por deixarem os turistas andarem em algumas de suas renas.

Além de clicar belos e impactantes retratos, o fotógrafo documenta este povo para preservar sua cultura. Parte disso está compilado no filme, produzido pelo próprio, “The Reindeer People” (algo como “As Pessoas-Renas”), que descreve, dentre outras coisas, as conexões  entre florestas e espíritos dos antepassados.


Vem ver os registros feitos por lá:

hamid-sardar 
hamid-sardar2 

hamid-sardar3 

hamid-sardar4 

hamid-sardar5 

hamid-sardar6 

hamid-sardar7 

hamid-sardar8 

hamid-sardar9 

hamid-sardar10 

hamid-sardar11 

hamid-sardar12 

hamid-sardar13 

hamid-sardar14
Todas as fotos © Hamid Sardar-Afkhami

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá