Com rosto ausente e lata de spray ativa, um dos grafiteiros mais famosos e influentes do mundo ataca novamente. Banksy lançou uma nova art...

💜
2017

Mais uma arte de Banksy contra a xenofobia e em defesa dos refugiados, agora em Londres

/
0 Comments
Com rosto ausente e lata de spray ativa, um dos grafiteiros mais famosos e influentes do mundo ataca novamente. Banksy lançou uma nova arte polêmica que reflete problemas atuais. Desta vez, o alvo foi diretamente os franceses por conta do tratamento violento com os refugiados em Calais, região Norte da França. O trabalho foi feito nas ruas de Londres.



Sem medo de provocar, a arte mostra a personagem Cosette do romance Les Misérables, de Victor Hugo, aos prantos em meio a uma nuvem de gás lacrimogênio. O stencil foi posicionado em lugar estratégico, a menos de 2 km do Palácio de Buckingham e logo em frente ao edifício da embaixada francesa.

Além da imagem chocante e cheia de significados, ele ainda adicionou ao tapume uma pequena lembrança por meio de um código QR, no canto inferior esquerdo. Este pequeno detalhe nos leva ao vídeo abaixo, que mostra a polícia francesa em ação inconsequente, fazendo uso de gás lacrimogênio e balas de borracha contra os imigrantes, fato que os porta-vozes da polícia negam ter acontecido.

Não é a primeira vez que o artista se manifesta a favor dos refugiados. Em um de seus últimos projetos, Dismaland, resolveu ceder os materiais para a construção de um abrigo para os imigrantes em Calais, que até o momento já conta 12 residências. As fotos depois do vídeo mostram o campo onde estão sendo construídas.



banksy

banksycalais
Calais-Banksy4

Calais-Banksy

Calais-Banksy9

Calais-Banksy2

Calais-Banksy5





Calais-Banksy7

Calais-Banksy8

Todas as fotos © Banksy


Nenhum comentário: