‘Congo Tales’: o livro de fotografia que conta as histórias das fábulas e lendas do Congo

fábulas do congo 11

A situação no Congo não é das mais fáceis há tempos. O país, que vem sofrendo manifestações violentas por grupos armados desde dezembro, acaba de eleger o mais novo presidente – Félix Tshisekedi, filho de uma figura histórica de oposição no país, abrindo um debate mundial em relação ao resultado das eleições.

fábulas do congo 1

Segundo dados da ONU, até agora já foram encontradas mais de 15 covas coletivas no país africano, após o violento mês de dezembro que antecedeu as eleições presidenciais. Entre as centenas de mortos, havia mulheres e crianças. Se alguns dizem que essas pessoas não foram meras vítimas da violência, já que os assassinatos estão sendo vistos como crimes políticos e premeditados, outros dizem que é efeito da forte tensão que paira sobre o país por causa das eleições.

fábulas do congo 2

Entre tanta violência, nasce o Congo Tales – um coletivo multimídia que tem como objetivo preservar a história e a cultura do país. Ao longo de cinco anos, um grupo de autores, pesquisadores e fotógrafos se uniram para usar um meio de comunicação positiva para homenagear o Congo, inspirando-se nas fábulas dos Irmãos Grimm.

fábulas do congo 3

O projeto foi ideia da produtora de cinema holandesa Eva Vonk, que juntamente com sua colega editora Stefanie Plattner, ativistas comunitários, professores e produtores locais de rádio, passou três anos na República do Congo registrando mitologias. Na segunda maior floresta tropical do mundo, um povo luta por sobreviver em meio à tanta violência e caos político.

fábulas do congo 4 

fábulas do congo 5 

fábulas do congo 6 

fábulas do congo 7 

fábulas do congo 8 

fábulas do congo 9 

fábulas do congo 10 

fábulas do congo 11
fábulas do congo 12 

fábulas do congo 13 

fábulas do congo 15 

fábulas do congo 16 

fábulas do congo 17

Fotos: Congo Tales

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá