Brasil tem mais duas espécies de pássaros extintas em 2018

 pássaros brasileiros extintos 3

Passado o período de festas e aquela correria clássica que costuma ser igual todos os anos, conseguimos finalmente fazer um verdadeiro inventário do que 2018 representou em nossas vidas. Se para algumas pessoas ele foi bom, mas para outras nem tanto, para o meio ambiente as notícias não são nada boas. Duas espécies de pássaros – gritador-do-nordeste e limpa-folha-do-nordeste, infelizmente já não existem mais.

pássaros brasileiros extintos 1
limpa-folha-do-nordeste
Esta foi a conclusão que o grupo de conservação BirdLife International chegou, ao apontar que a extinção dos animais nos dias de hoje acontece até mil vezes mais rápida do que a taxa natural de mortes. Depois de passarem meses procurando indivíduos da mesma espécie, notaram que estes pássaros, naturais de Alagoas e Pernambuco, realmente foram extintos.

pássaros brasileiros extintos 2
Gritador-do-nordeste
O culpado? O homem. É que o habitat natural destas espécies foi totalmente destruído. O estudo ainda indicou quais são as espécies mais ameaçadas de extinção no momento pelo mundo. Entre eles, estão o boto-do-pacífico, o rinoceronte-branco e diversas espécies de insetos.
Estes últimos, estão sendo cada vez mais afetados pelas mudanças climáticas, representando um desafio para a humanidade, já que todos os animais possuem um papel importante e fundamental na cadeia alimentar.
pássaros brasileiros extintos 3
Rinoceronte-branco ou rinoceronte de lábios quadrados
Foto 1: Ciro Albano / NE Brazil Birding
Foto 2: Cryptic Treehunter Illustration / HBW

Foto 3: Flickr / Creative Commons

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá