Chile transforma mais de 1 milhão de hectares em parques ecológicos




O dia 29 de janeiro de 2018 entrou para a história da sustentabilidade no Chile: a presidenta Michele Bachelet assinou um decreto que oficializa a criação da Rede de Parques Nacionais da Patagônia, com objetivo de conservar o ecossistema e incentivar o ecoturismo.

A iniciativa é uma parceria entre o governo chileno e a Tompkins Conservation, uma ONG que doou mais de 400 mil hectares de terra para o projeto. O governo local destinou outros 900 mil hectares.

Bachelet e Kris Tompkins
Assim, foram oficialmente criados dois novos parques nacionais, o Pumalín e o Patagonia Park, e três outros tiveram suas áreas estendidas – além disso, mais dois devem ser inaugurados em breve.

De acordo com Bachelet, mais de 1 milhão e 300 mil hectares foram incluídos na Rede de Parques Nacionais, fazendo com que pouco mais de 80% da área chilena seja considerada protegida.

Parque Patagônia
Na prática, isso aumenta o nível de preservação destinada às espécies de fauna e flora que vivem nos locais, agora considerados Áreas Silvestres Protegidas. Além de tentar resguardar as áreas de efeitos da ação humana, os parques também receberão atividades destinadas à educação ambiental.

Parque Pumalín
A Tompkins Conservation

Na década de 1960, o norte-americano Douglas Tompkins fundou a empresa The North Face, especializada em equipamentos de camping e roupas esportivas, e a marca de roupas Esprit. A primeira foi vendida ainda em 1969, e a segunda em 1989, por causa da preocupação sobre os impactos ecológicos da indústria de moda.

Milionário, Douglas decidiu dedicar seu tempo e dinheiro à conservação da natureza, com foco na Patagônia, que o atraía mais que qualquer outro lugar. Ele passou a comprar terrenos no Chile, o que chegou a gerar desconfiança na população.

Douglas e a mulher, Kris, criaram a Tompkins Conservation e garantiam ter boas intenções, o que parece estar comprovado graças à doação feita por ela, que passou a comandar a ONG após a morte do marido, em 2015.

Imagens: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá