As vítimas do ‘selfitis’: Obsessão por tirar selfies é distúrbio mental, aponta estudo



Tirar selfies de forma compulsiva pode ser uma doença. Um estudo publicado pelo International Journal of Mental Health and Addiction classificou a obsessão por fazer autorretratos o tempo todo como um distúrbio mental chamado selfitis.

Janarthanan Balakrishnan, da Thiagarajar School of Management, na Índia, e Mark D. Griffiths, da Nottingham Trent University, no Reino Unido, estudaram cerca de 600 alunos universitários indianos, que estabeleceram três níveis de força da selfitis, de forma crescente.

Baseados nisso, eles criaram uma escala chamada Selfitis Behavior Scale, que se fragmenta em diversas subcategorias com indicativos das razões pelas quais as pessoas tiram selfies.

Tirar selfies compulsivamente pode ser doença

O encantamento com o ambiente, competição social, busca por atenção, mudança de humor, autoconfiança e conformismo social foram os seis fatores mais poderosos que, de acordo com a pesquisa, levam a maioria das pessoas a se registrarem com câmeras fotográficas e celulares.
A competição social também é um dos sentimentos mais poderosos em outros distúrbios, como a aposta compulsiva e o vício em videogames.

Competição social é uma das razões para as selfies compulsivas

Depois da criação das escalas, ficou constatado que, entre 400 estudantes, 34% sofriam de selfitis em um nível baixo, 40,50% em um nível intermediário, e 25,50% já em um nível crônico.


Não por acaso, quanto mais jovem o estudado, mais a potencial doença cresce. A maioria dos que apresentam quadros mais graves tem entre 16 e 25 anos.

Curiosamente, 55% das pessoas diagnosticadas não tiram lá tantas selfies assim, com apenas 1 a 4 por dia. Apenas 9% dessas pessoas tiram oito ou mais fotos. E, por incrível que pareça, 34% nunca postaram suas selfies na web.

Fotos: Pixabay

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá