10 coisas que as pessoas não tinham ideia do que eram, mas a internet tinha a resposta

Ninguém tem todas as respostas, exceto a internet. Não importa que tipo de problema bizarro você está enfrentando, alguém no Yahoo Perguntas já passou por isso alguns anos atrás.



Felizmente para o mundo mágico conectado em que vivemos, não somente o Yahoo, mas muitas plataformas permitem que tiremos dúvidas sobre as coisas mais misteriosas com que nos deparamos.
Por exemplo, o Reddit tem uma seção incrível chamada “O que é essa coisa?”. Nela, as pessoas podem postar fotos de ocorrências as quais não têm ideia do que são, e meros mortais habitantes da web podem tentar identificá-las.

O portal Bored Panda compilou uma lista com algumas das melhores respostas a coisas que muitos de nós nem sonhariam o que seriam. Confira:

“Essa coisa alienígena verde cresceu no meu band-aid. O que é?”

Resposta: Meu chute, como ex-diretor de Pesquisa & Desenvolvimento em um laboratório de medicamentos de venda livre, é que o acrilato no adesivo absorveu muita umidade ao longo dos últimos cinco anos (ou foi exposto a temperaturas mais altas que o comum e umidade mais baixa que o comum) e está se precipitando da solução adesiva que mantém o band-aid colado a sua pele. A cor verde é provavelmente o resultado da precipitação vazando algum componente da cor do curativo que é verde no pH certo. Isso explica tanto a uniformidade da cor quanto a cristalização, mas porque dispositivos médicos como curativos não exigem listagem de ingredientes na embalagem, não posso dizer o que pode ser exatamente.

Se armazenados em um lugar seco e estável a uma temperatura confortável, band-aids podem durar pela eternidade. Mas não são manufaturados para aguentar flutuações em temperatura e umidade ao longo de grandes períodos de tempo. O teste padrão de estabilidade alveja uma vida útil de prateleira de dois anos para a maioria dos produtos farmacêuticos (com exceção dos que não degradam nunca, como sulfato de magnésio).

Edit: Ou são granulados.

“O que é essa criatura de aparência demoníaca?”

Resposta: Um macho da espécie de mariposa Creatonotos gangis, com suas glândulas de cheiro pronunciadas para atrair fêmeas.

“Antigo teclado de PC da Samsung… Para que serve a tecla com uma xícara de café?”

Resposta: Ativa a proteção de tela.

“O que é essa p* no meu carro?”

Resposta: uma lagarta tóxica da espécie Euclea delphinii coberta em ovos de uma vespa parasita da família Braconidae.

“O que são esses círculos na janela do ônibus e para que servem?”

Resposta: O material preto se chama “frita”, e é um composto cerâmico que serve a três propósitos: prevenir que raios ultravioleta deteriorem o selante da janela; oferecer uma superfície mais abrasiva para adesão do selante; criar uma barreira para impedir uma “meleca” de selante. O formato de círculo serve a dois propósitos: porque a frita é preta, esquenta mais rápido durante a manufatura que o resto do vidro, e essa diferença de temperatura pode causar problemas na produção, então opta-se por torná-la gradual para reduzir pontos de estresse; e estética, uma vez que a forma de bolinhas torna a função mais agradável de se olhar.

“Uma parente minha encontrou esses ovos em seu quintal na Geórgia, em um galho de árvore. O que são?”

Resposta: Aposto que uma ave de rapina capturou uma cobra grávida e voou com pedaços do animal, mas esse tubo uterino caiu de seu bico por conta do peso dos ovos.

“Eu estava passeando com meus filhos hoje e encontrei isso no caminho, bloqueado por uma rocha gigante. Alguma ideia?”

Resposta: Eu trabalho com arqueologia em Israel. Bom achado! O que você está vendo é na verdade bem antigo. E duas coisas diferentes. A parte mais próxima a nós é um piso de mosaico. Vê a linha horizontal no canto inferior da imagem? Essa é a borda, o resto é interior. Essa era provavelmente uma parte menos importante de uma superfície maior. Essa parte não é decorada, mas o resto poderia ser (dependendo da significância da construção). A rocha quadrada com um buraco é uma base de coluna. Essa estrutura pode ter uma idade entre 100 aC ao século VII dC, sendo continuamente usada até muito tempo depois. E com certeza fazia parte de um piso maior, a coluna estava suportando um teto. Poderia facilmente ter sido parte de uma igreja, ou o pórtico do interior de algum edifício ou coisa do tipo.

Edit: Pisos de mosaico não são sempre “romanos-bizantinos”, apenas possuem uma origem helenística. Podem ser judaicos, cristãos, até muçulmanos, mas eu tenho a impressão de que essa é uma estrutura romana.

“Ganhei essa faca talvez há 25 anos porque coleciono tais objetos. Ninguém sabe de onde é ou o propósito desse pauzinho (há espaço para dois, mas só um estava dentro da faca quando a recebi). Moeda americana para escala”.

Resposta: Durante o reinado do Imperador Qianlong (1736-1796), na China, o uso desse conjunto era obrigatório para todos os manchus e mongóis. A tradição desses povos era cortar a carne direto do osso, diferente do método chinês, no qual a carne era pré-cortada em pedaços menores que podiam ser comidos com pauzinhos. Como uma tentativa de preservar elementos dessa natureza frugal de tais povos sob a dinastia Qing, era ilegal que eles recebessem carne pré-cortada. Logo, eles precisavam carregar tais conjuntos de faca e pauzinhos para se alimentar da maneira tradicional.


“Encontrei isso em uma praia na Nova Zelândia. Havia milhares deles. O que é isso?”

Resposta: É parte de um sifonóforo, que parece uma caravela-portuguesa com tentáculos quebrados. Não toque nestes animais, como hidrozoários (águas-vivas etc), eles podem ter ferrões fatais para humanas, ou no mínimo doloridos, mesmo depois de mortos.


“Vista no céu sobre Wisconsin na noite passada. O que é esta coisa?”

Resposta: Uma estufa que usa luz LED roxa/rosa de baixa energia. Em noites nubladas, tais luzes iluminam uma boa porção de céu ao redor delas. As amarelas são ainda piores. [BoredPanda]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá