Compaixão por animais vira matéria em escolas púbicas e privadas na Índia



Quem já atravessou o período escolar de sua vida sabe o quanto somos obrigados a estudar matérias que serão de pouco utilidade real em nossas vidas – e, principalmente, o quanto deixamos de estudar assuntos que serão não só úteis como farão das crianças adultos melhores.

Imaginar quais seriam essas matérias realmente ‘importantes’ em um currículo escolar não é difícil, e a Índia decidiu levar tal imaginação à realidade.

Não foi por acaso que o líder indiano Mahatma Gandhi disse que a grandeza de um país pode ser medida pela maneira como esse país trata seus animais – esse é um assunto sério no país, e não só para as vacas, animais sagrados por lá.

A mais nova matéria incluída nas escolas públicas e privadas da Índia é justamente a Compaixão com os animais.

A iniciativa é uma parceria do governo indiano com as ONGs PETA e Animal Rahat, que lutam pelos direitos dos animais, como parte do programa educacional Compassionate Citizen.

 

 

 

 

Visando um futuro com menos atos de violência não só com animais em geral mas entre seres humanos, a instituição de uma educação humanizada propõe, no programa, o respeito como mensagem geral da educação e para a formação social dos indivíduos.


O intuito é ensinar o respeito, a empatia, a gentileza e a não-violência entre as crianças, antes que a cultura e a sociedade como um todo invadam a afeição que naturalmente os pequenos costumam sentir pelos animais.
 

O projeto já alcança mais de 21 mil escolas, impactando cerca de 4,3 milhões de crianças na Índia. Criar uma nova geração mais gentil, amorosa e empática deveria ser, afinal, a missão primordial de qualquer escola.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

38-especies-de-felinos

Pôr do sol

Austrália além da natureza: 10 animais que você não imagina encontrar por lá